A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) promoveu nesta terça-feira, 7 de novembro, uma audiência em defesa dos bancos públicos. O evento reuniu representantes dos trabalhadores de diversos bancos e regiões do estado, incluindo o diretor-presidente da APCEF/SP, Kardec de Jesus Bezerra, marcando um movimento de união.

“Hoje a Caixa gerencia mais de 80 milhões de clientes e está entre os maiores bancos, isso incomodou os bancos privados. Na crise de 2008, quando todos os bancos aumentaram os juros, a Caixa fez o contrário. Quem faz todo esse trabalho com a população menos favorecida é a Caixa e o Banco do Brasil”, lembrou Kardec.

As audiências públicas já ocorreram em Embu das Artes, Carapicuíba, Barueri, Santo André, na Câmara Municipal de São Paulo, Diadema, Osasco e outras regiões do estado. 

A audiência contou também com a presença de duas ex-presidentas da Caixa: Maria Fernanda Ramos Coelho e Miriam Belchior.

“Não esperava viver esse momento na Caixa, mas é também muito difícil a situação dos colegas do BNDES e do Banco do Brasil. Nós damos muito mais contribuição para o país do que problemas, temos que ter ir isso em mente. O que está acontecendo é uma desqualificação da nossa força de trabalho”, comentou Maria Fernanda, referindo-se às justificativas usadas para privatizar a Caixa e os demais bancos públicos.

A mensagem principal do encontro foi a importância da união dos trabalhadores e população para impedir o desmonte e a venda dos bancos que são parte essencial do patrimônio nacional e do desenvolvimento do país.

“Recentemente tivemos um exemplo de como devemos fazer o enfrentamento contra essas medidas arbitrárias que estão sendo colocados por esse governo ilegítimo: a situação da agência Jardim Camargo Novo. Houve envolvimento da população, de todas as entidades representativas contra o fechamento, foi possível demonstrar a importância que essa agência tem para a região”, apontou Leonardo Quadros, diretor da APCEF/SP, que também esteve na audiência.

Compartilhe: