Da Agência Fenae

Aconteceu na semana passada, em Brasília, a segunda reunião do grupo de trabalho Sipon/Horas Extras/Jornada de Trabalho, que contou com a participação dos representantes dos empregados indicados pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) – Ricardo Paes Barreto Brandão (Seeb de Teresópolis/RJ), Paulo Roberto Damasceno (Gifug/Belo Horizonte) e Sérgio Aveline Squeff (agência Partenon/RS) e dos representantes indicados pela Caixa – João Manoel da Cruz Simões, Inez Campos Mendes de Melo e João Alberto Garcia Moschkovich.
Os debates foram iniciados com a análise e leitura das diversas contribuições de empregados da Caixa, recebidas pelo Viva Voz e pela CNB/CUT. A segunda reunião do GT tratou de problemas relacionados ao Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), às irregularidades no registro de horas extras e à jornada de trabalho.
Ficou decidido que assuntos como o intervalo de almoço (uma hora) na jornada de seis horas e o prazo para a compensação das horas extras serão remetidos aos fóruns competentes (assembléias sindicais, encontros estaduais e Conecef).
A jornada de seis horas dos cargos em comissão não-gerenciais não será mais alvo de debate no GT Sipon/Horas Extras/Jornada de Trabalho, mas será remetida para discussão no GT PCS/PCC.
Outra discussão feita no GT diz respeito aos empregados com jornada flexível e que com freqüência são vítimas de terem sua jornada alterada unilateralmente pela chefia. Para ter a dimensão nacional do problema, a CNB/CUT solicita aos empregados que se encontram nesta situação o envio de informações para o endereço eletrônico sipon@cnbcut.com.br, de modo a que na próxima reunião do GT Sipon/Horas Extras/Jornada de Trabalho a irregularidade seja equacionada.
Sobre a pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados, a empresa ficou de apresentar na próxima reunião do grupo de trabalho propostas concretas para viabilizar o atendimento da demanda. Além do mais, os representantes dos empregados reiteraram a necessidade da Caixa alertar e reorientar os gestores das unidades no tocante ao grande número de denúncias que a CNB/CUT tem recebido em relação à fraude no registro do ponto.
Também esteve em debate a criação e a sistemática de funcionamento do Sipon. Um dos maiores problemas diz respeito à homologação do sistema de ponto eletrônico no dia da sua efetiva ocorrência. Sobre essa questão, os representantes dos empregados solicitaram que a Caixa reitere a orientação para que os gestores realizem diariamente a homologação do ponto. Foi solicitada ainda que a empresa atue, de forma mais efetiva, para evitar a utilização excessiva da regularização da freqüência.
Durante a reunião, a Caixa assumiu o compromisso de em breve posicionar-se a respeito do bloqueio de acesso dos empregados a todos os sistemas antes do registro do início e após o término da jornada no Sipon.
Os trabalhos do GT Sipon/Horas Extras/Jornada de Trabalho deverão ser finalizados em 31 de maio deste ano, quando a empresa terá de apresentar medidas para implementar a vinculação dos diversos sistemas à marcação do ponto.
A próxima rodada de debates do GT foi agendada para 22 e 23 de abril, devendo ser realizada em Brasília.

Compartilhe: