O resultado da criatividade e da imaginação de filhos, netos e dependentes legais de empregados da Caixa Econômica Federal associados às Apcefs, nascidos a partir de 1º de janeiro de 2005, pode ser conferido na primeira edição da revista “Folclorinho: uma história divertida”. A publicação, editada e produzida pela Fenae, divulga os 21 trabalhos inscritos no concurso cultural realizado no ano passado, que recebeu estórias em desenhos e textos.

Confira a revista “Folclorinho” em PDF.

Nessa edição, que começou a ser distribuída às Apcefs de todo o país, constam impressões singulares sobre o Saci-pererê, a Cuca, a mula-sem-cabeça, o lobisomem e o Curupira, além de outros personagens do folclore brasileiro. São criações artísticas dos dependentes dos associados de oito associações estaduais, juntando-se a outras iniciativas promovidas pelas entidades representativas, a exemplo do Dia do Saci comemorado anualmente em 31 de outubro, para se contrapor a datas como o Dia das Bruxas (Halloween).

O concurso Folclorinho tem o mérito de estimular as crianças a conhecerem e a valorizarem a cultura e as histórias do folclore nacional, tão rico em lendas e brincadeiras. “Essa é uma iniciativa muito importante para resgatar e valorizar a cultura popular. Nas ações promovidas pelas Apcefs, a participação das crianças e das famílias tem sido muito positiva. Isso é fundamental para diminuirmos a influência da cultura norte-americana e de outras nações”, destaca o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, diz que, sendo composto por contribuições as mais variadas, com destaque para a portuguesa, a africana e a indígena, “o folclore produzido no Brasil é rico e diversificado, constituindo elemento importante da própria economia nacional, pela geração de emprego, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza”.

Apcefs e seus participantes

Os desenhos e textos de participantes mirins das Apcefs da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e São Paulo estão contemplados na primeira edição da revista Folclorinho. Confira a relação dos autores dos trabalhos de São Paulo:

– Juliana Furuya Cerqueira, 7 anos, dependente de Madalena Furuya Cerqueira.
– Beatriz Moura Rodrigues, 7 anos, dependente de Jorge Rodrigues.
– Isabella Coutinho Fernandes, 7 anos, dependente de Camila Coutinho.
– Caíque Escobar Leite Rosa, 5 anos, dependente de Clissa Escobar Leite Rosa.
– Débora Fernanda Gardelin, 9 anos, dependente de Luciana Moromizato Gardelin.
– José Carlos Yuji Mada, 9 anos, dependente de Momoyo Mada.

Compartilhe: