A APCEF/SP está encaminhando um manifesto para todas as unidades da Caixa, a ser subscrito pelos empregados, reivindicando, para a diretoria do banco, maior agilidade no funcionamento dos GTs.
O manifesto é fruto de contribuição dos supervisores e técnicos de retaguarda que realizaram encontro para debater assuntos específicos das áreas, no último dia 6, na capital.
O documento relembra os itens abordados dentro da campanha Por uma Caixa Decente e pede a solução dos problemas que afligem os empregados do banco.
Entre os itens enumerados estão: necessidade de contratação imediata de novos empregados; implementação imediata do programa de assistência médica, conforme proposta do GT Saúde; extrapolação da jornada de trabalho sem os respectivos registros e pagamentos.
“É preciso agilidade nas discussões dos temas e é por isso que eles estão inseridos no quadro de negociação permanente entre representantes da empresa e dos trabalhadores. A demora no início dos debates dos GTs retarda soluções de pendências dentro da empresa” – comentou a diretora-presidente da APCEF/SP.
O manifesto, expedido para todas as unidades juntamente com o jornal APCEF em Movimento nº 628, de 15 de março, deve ser devolvido para a APCEF/SP, na volta do malote ou por fax (11) 3017-8325, aos cuidados de Roseli ou Soraia, até 19 de março, sexta-feira.
Informações, ligue (11) 3017-8322 ou 3017-8324.

Manifesto

Leia íntegra do manifesto:

“Nós, bancários da Caixa Econômica Federal, ainda sofremos as conseqüências das políticas implementadas pela gestão anterior que objetivava a desagregação e desmonte da Caixa enquanto empresa pública.
Esta situação tem sido objeto constante de denúncias por parte das entidades representativas que buscam, junto à nova administração, a solução dos problemas que afligem os empregados da Caixa e os quais são de conhecimento da atual diretoria, inclusive por meio de documento – intitulado Por uma Caixa Decente -, entregue pela representação dos trabalhadores no ano passado.
Porém, decorrido mais de um ano, muitos dos problemas persistem e necessitam de um posicionamento da diretoria de forma contundente para que sejam solucionados. Entre os itens em pauta estão:
• aplicação da Convenção Coletiva dos Bancários;
• extrapolação constante da jornada de trabalho, sem os respectivos registros e pagamentos;
• imposição da jornada de oito horas para os cargos técnicos e gerenciais;
• reformulação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e do Plano de Cargos Comissionados (PCC);
• políticas e normas de segurança adequadas à segurança bancária;
• implementação imediata do programa de assistência médica, conforme proposta de grupo de trabalho (GT Saúde);
• critérios objetivos, transparentes e democráticos de participação em Processo Seletivo Interno (PSI) e de avaliação no estágio probatório;
• reintegração dos demitidos pela RH 008;
• contratação imediata de pessoal.
Embora a cláusula 45ª do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2003/2004 tenha estabelecido a criação de grupos de trabalho (GTs) específicos para que os temas acima sejam discutidos e estes tenham sido instalados em janeiro de 2004, manifestamos nosso descontentamento com a morosidade da empresa apresentada até o momento e reivindicamos o desenvolvimento e implementação de medidas concretas para solução dos problemas discutidos por cada grupo”.

Compartilhe: