Trabalhadores fortalecem organização mundial

Os participantes do 3º Congresso Mundial UNI Sindicato Global deram início aos trabalhos na quarta, dia 10, destacando o plano elaborado com a finalidade de assegurar um aumento efetivo de poder e de influência da UNI. Sob o tema Rompendo Barreiras, a estratégia é divida em cinco grandes pontos.
O seminário está sendo realizado na cidade de Nagasaki, Japão, entre os dias 9 e 12 de novembro e conta com a participação de mais de duas mil delegações, dentre elas a de bancários brasileiros, representando trabalhadores de todos os cantos do mundo.
O plano estratégico prevê o desenvolvimento da força de organização nas empresas globais e negociação de acordos marcos globais e regionais; a obtenção do reconhecimento sindical nos setores em que a UNI atua, aprofundando a capacidade de apoiar campanhas mundiais de organização; melhoria das condições de trabalho e emprego com segurança social e justiça; reconhecimento e atuação com mais força em processos globais e regionais de integração, nos marcos regulatórios; e operar como uma organização proativa, inovadora, moderna, eficaz e integradora, capaz de garantir a participação ativa de todas afiliadas e a mobilização dos dirigentes sindicais e dos membros da base.

Cota – ainda no primeiro dia de trabalho, foi aprovada por unanimidade a implantação da cota de 40% de gênero em todas as estruturas decisórias da UNI. Em sua intervenção, a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, destacou ao plenário do congresso que o mecanismo de cotas permite a promoção da igualdade de oportunidades. “No Brasil, a CUT já tem essa política há mais de uma década, o que possibilitou maior atuação das mulheres nos espaços sindicais e de poder”, disse Juvandia, ressaltando a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República do Brasil.
Para Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, o primeiro dia de trabalho foi produtivo. “A UNI Sindicato Global vem se preparando para um próximo período com um plano de ação sindical mundial com objetivo de romper barreiras e colocar o trabalhador no mundo globalizado dos direitos.”
Além de Juvandia, Rita e Ricardo Jacques, a delegação brasileira conta com o presidente do Sindicato em licença especial, deputado estadual eleito e vice-presidente da UNI América Finanças, Luiz Cláudio Marcolino; Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e presidente da UNI Américas Finanças; Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT; Deise Recoaro, secretária de políticas sociais da Contraf-CUT; Almir Aguiar, presidente do Sindicato dos Bancários do Rio; Adriana Magalhães, diretora do Sindicato e presidenta do Comitê da Juventude da UNI; Neiva Ribeiro, diretora do Sindicato e Denise Corrêa, diretora da Fetrafi-RS.

Compartilhe: