A greve de 30 de outubro de 1985 trouxe para os empregados da Caixa o reconhecimento como bancários e, com isso, o direito à sindicalização.

Uma mudança significativa e que demonstra a importância dos sindicatos e da organização dos trabalhadores. 

A existência dos sindicatos e o direito de se filiar a eles é fruto de uma luta histórica e longa. No Brasil, a classe trabalhadora tentou se unir de diversas formas, principalmente desde o início da industrialização do país. Movimento este que foi se intensificando na segunda metade do século XIX para atingir seu ápice no começo do século XX.

Nas décadas de 1910 e 1920, os sindicatos no país eram independentes e atuavam em um contexto onde quase não havia legislação trabalhista. Em 1931, com um decreto conhecido como Lei de Sindicalização, e consolidado em 1943, com a Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT, os sindicatos passaram a ser reconhecidos pelo governo.

Ao mesmo tempo que tais organizações seguiram pressionadas pelos governos, a regulamentação foi um passo importante para a garantia de direitos. O cenário anterior era de descontrole e profunda injustiça por meio de jornadas extenuantes e falta de mínimas condições de trabalho.

Um exemplo é, justamente, o dia 28 de agosto, data na qual hoje se comemora o dia do bancário. Neste mesmo dia, em 1951, a categoria se mobilizou de forma unificada nacionalmente pela primeira vez. Com a liderança dos sindicatos, uma grande greve foi organizada (e duramente reprimida).

Na Caixa

Com o direito de sindicalização, os empregados da Caixa puderam contar com a força dessas organizações e dos colegas de outras instituições. Com a união dos trabalhadores foi possível ampliar a mobilização e aumentar a pressão na busca e manutenção de direitos que têm importância vital para uma sociedade mais justa.

Compartilhe: