Da Agência Fenae

O GT Segurança Bancária esteve reunido em 29 e 30 de junho, na capital, ocasião em que foi finalizada por consenso a redação para alterar a AD 004, norma que regulamenta os procedimentos em caso de seqüestros.
O principal foco da mudança é a proteção à vida, diferentemente do que prevê a atual redação do normativo, que apenas impõe condutas a serem adotadas pelos gestores.
Pela proposta aprovada no GT em relação à AD 004, determinadas orientações somente serão obrigatórias quando o empregado não estiver na presença do seqüestrador. Também foi discutida a não responsabilização do bancário, quando este for alvo do golpe de estelionato. O assunto será debatido na próxima reunião do GT Segurança Bancária, ainda sem data agendada.
Na reunião, os representantes dos empregados apresentaram aos representantes da Caixa as resoluções do 20º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) no tocante à segurança bancária. Essas resoluções referendam as propostas debatidas até o momento no GT Segurança Bancária e sugere outras novas, como soluções para as salas de auto-atendimento, instalação de vidros nos guichês dos caixas, fechamento obrigatório para o público externo em dias de assaltos e seqüestros, proibição de transporte de valores por empregados, instalação de outra porta de saída nas agências que só tem uma e proibição de jornada de trabalho de vigilante superior a 8 horas.

Compartilhe: