Da Agência Fenae

Mais uma reunião do grupo de trabalho (GT) Segurança Bancária aconteceu em 28 de junho, na capital, ocasião em que os representantes da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) fizeram críticas e considerações sobre o projeto “Agência Segura”, apresentado pela Caixa em reunião anterior, no dia 26 de abril, em Curitiba.
Entre outros dispositivos, o projeto “Agência Segura” prevê a implantação de um sistema de segurança, com instalação de câmeras de circuito interno de TV nas unidades, para monitoramento e registro de imagens, local e remoto. Prevê, também, abertura de agência por senha eletrônica com controle da central de monitoramento.
Durante a reunião, a empresa informou que inicia em setembro deste ano a segunda etapa de implantação do “Agência Segura”, consistindo na instalação de uma agência-piloto em cada um dos 75 escritórios de negócios existentes no País.
Em relação ao projeto, as maiores críticas dos representantes da CNB/CUT no GT Segurança Bancária dizem respeito à possibilidade de o sistema vir a ser usado como instrumento de pressão e assédio moral. Na reunião, os representantes dos empregados defenderam debates mais aprofundados em torno da eficácia de alguns dispositivos previstos no “Agência Segura”, como fechadura de retardo e câmera de fumaça. Reivindicaram também a colocação de portas de segurança na entrada da sala de auto-atendimento, o que levou a Caixa a informar que essa alteração já estava prevista no projeto, embora o dispositivo não tenha sido contemplado na agência-modelo (Juvevê/Curitiba).
Para ampliar o debate, com vistas a aprimorar pontos do projeto, os representantes dos empregados no GT propuseram que o “Agência Segura” fosse apresentado para a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae e para outras entidades do movimento.
Além disso, os representantes da CNB/CUT trouxeram para o debate os itens que já estavam na pauta do GT Segurança Bancária, pedindo esclarecimentos sobre a implantação dos pontos consensuais, a saber:

• Colocação de vidro nos guichês de caixa

A Caixa vai consultar área responsável, ficando de dar retorno sobre o assunto na próxima reunião.

• Terminais de auto-atendimento

Sobre a substituição de todos os terminais de auto-atendimento com abastecimento frontal pelos equipamentos com abastecimento na parte de trás, a empresa afirmou que os novos terminais estão em fase de aquisição, devendo os antigos serem substituídos até o fim do ano.

• Reformas na sala de auto-atendimento

A proposta já é consenso no GT e prevê instalação de porta de segurança na entrada da sala de auto-atendimento, com divisórias de vidro retráteis. As reformas, de acordo com a Caixa, constam no projeto “Agência Segura”.

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