Por meio de nota divulgada às 22 horas do dia 8 de dezembro nas redes sociais, os diretores eleitos da Funcef comunicaram aprovação da redução da meta atuarial, de 5,5% para 4,5% ao ano.

Os diretores da Funcef afirmam que a redução da meta elevará a probabilidade de atingimento dos resultados dos planos e que, com a meta mais baixa, ficará mais fácil ter superávit. Segundo eles, também será possível reduzir a alíquota de cobrança do equacionamento do REG/Replan Saldado referente a 2014 e 2015, de 10,64% para 9,94%.

Com a redução da meta será necessário maior valor presente, o que demandará mais R$ 6,6 bilhões a serem contabilizados na reserva para pagar os benefícios. Esse montante virá do bolso dos participantes e de aportes da patrocinadora.

Simulações elaboradas por especialistas da Fenae com dados de anos anteriores mostram que reduções na meta demandam aumento das contribuições para integralização da reserva de benefícios já definidos ou do saldo de conta (no caso do Novo Plano e REB) para benefícios que ainda serão calculados.

Na simulação feita com a meta a 5,5%, os resultados provenientes da rentabilidade de investimentos trariam 60,7% dos recursos necessários, enquanto os outros 39,3% viriam das contribuições.

Com a redução da meta a 4,5%, a valorização dos investimentos passaria a trazer 52,9% do resultado necessário, enquanto as contribuições teriam que prover 47,1% dos recursos. A redução de 1 p.p. na meta exigiria a majoração de mais de 7 p.p. nas contribuições para sustentar o mesmo patamar de benefícios.

Os gestores da Fundação sabem que a conjuntura atual, com redução nas taxas dos títulos públicos, exige alocação de recursos para outros tipos de investimento, a exemplo de renda variável, mas com maior volatilidade. A redução da meta, de toda forma, representa a redução da expectativa de resultados, o que coloca os diretores em uma zona de conforto.

A diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, cobrou explicações da Funcef logo após o anúncio, lembrando que uma decisão deste tipo deve ser feita após consulta e amplo debate com os participantes.

Compartilhe: