Da Agência Fenae

Reunido extraordinariamente no último dia 22 de março, em Brasília, o Conselho Deliberativo da Funcef aprovou a celebração de um acordo entre o International Equity Investiments Incorporation (IEII), que tem como único cotista o Citibank, e os fundos de pensão Funcef, Previ (BB), Petros (Petrobras) e o FIA (Fundo Investidores Institucionais).
O acordo visa a uma solução para a complexa situação dos negócios realizados com o CVC/Oportunity Equity Partners L.P.
Na reunião, o Conselho Deliberativo votou favoravelmente ao acordo e decidiu também que será feito um levantamento das operações realizadas pela Funcef no final da década de 90, sobretudo aquelas que ainda não sofreram auditoria externa. “Esta é mais uma situação problemática, onde só a palavra incompetência é pouco para tudo que se criou com as operações deste período, que hoje geram prejuízo para as fundações” – alertou o conselheiro eleito José Carlos Alonso, que defendeu uma auditoria externa sobre todos os investimentos que foram feitos entre 1996 e 1998.
O Conselho Deliberativo decidiu ainda encaminhar pedido à Secretaria de Previdência Complementar (SPC), do Ministério da Previdência e Assistência Social, para não aplicar o novo plano de custeio do REG/Replan, tendo em vista a possibilidade de se implantar as novas regras do plano. Os estudos que permitirão esta implantação devem ser agilizados.

Compartilhe: