Será que o empregado da Caixa, concursado, celetista, realmente acredita que as ‘reformas’ propostas pelo governo não afetarão seu emprego?

Se pensou desta forma ou em algum momento afirmou que está garantido e blindado, deve estar percebendo que não há ‘salvação’ para ninguém no projeto neoliberal deste governo.

Os rumos da Caixa são esvaziamento e sucateamento com a redução de empregados por meio do Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário, fechamento de agências, sobrecarga e péssimas condições de trabalho e, por fim, o fatiamento da empresa pública privatizando seus serviços mais rentáveis.

Para confirmar que não há ‘salvação’ para os empregados concursados da Caixa, a direção do banco lançou na semana passada nova versão do RH037, que trata do bancário temporário, isto é, da contratação de trabalhadores sem concurso público e por tempo determinado.

Precariza o trabalho, reduz a folha de pagamento, elimina os direitos e prepara a empresa para ser privatizada. Há outro raciocínio para essa sequência de ações?

Repercussão na mídia hegemônica – neste fim de semana publicações em todo país noticiaram a estratégia da Caixa ao reeditar a normativa RH 037. A direção do banco justifica que “a medida é uma adequação à lei de terceirização sancionada em 31 de março pelo governo” e, ainda, afirma à Fenae e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Financeiro (Contraf-CUT), por meio do diretor de Gestão de Pessoas, José Humberto Pereira, que “o banco não tem intenção de utilizar o RH037 para contratação de bancários temporários”.

Como diria Vinícius de Morais, “se foi pra desfazer, por que é que fez?”. Ora, por que então publicou a norma? Ainda há chance de acreditarmos nas afirmações da direção do banco?

De volta ao pesadelo – nos anos 2000 a Caixa promoveu um projeto de contração de terceirizados para fazer o serviço de caixa, no projeto de segmentação também estava prevista a contratação de bancários temporários para a função de atendente. Voltaremos ao passado?

Reunião da CEE/Caixa – em 15 de agosto, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) se reunirá com os representantes da Caixa e será discutido com o banco, entre outros assuntos, a reedição do RH037, versão 021.

Compartilhe: