Na última quinta-feira, 25 de setembro, a Apcef/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo realizaram uma mobilização com os empregados do prédio da Caixa na rua São Joaquim, em São Paulo. A atividade teve como objetivo dialogar com os trabalhadores sobre o cenário das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho específico do Saúde Caixa e a importância da mobilização da categoria neste momento.

O diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, destacou que a atuação coletiva tem sido essencial para pressionar a Caixa a manter sua responsabilidade no custeio do plano. “Temos alertado os colegas desde o início do ano sobre os riscos que estamos enfrentando. A proposta do banco é reduzir seu papel no financiamento do Saúde Caixa, repassando a maior parte dos custos para os usuários. Nossa mobilização tem mostrado que os empregados não aceitarão retrocessos e estão dispostos a defender um plano viável e acessível para todos.”

A mobilização também passou por outras unidades da capital, como as agências Heitor Penteado e Mooca. A ação ocorreu dias após mais uma rodada de negociação sem avanço, na qual a Caixa não apresentou proposta para a renovação do acordo.

Entre os principais pontos da pauta dos trabalhadores estão o fim do teto de 6,5% para o custeio por parte da empresa, a retomada da proporção de 70% para a Caixa e 30% para os empregados, e a necessidade de um aporte imediato para conter o aumento dos custos em 2025.

A Apcef/SP seguirá com as mobilizações e orienta os empregados a acompanharem os canais oficiais para se manterem informados e engajados.

Compartilhe: