Da Agência Fenae

Em reunião iniciada em 12 de fevereiro, em Brasília, a Diretoria Executiva da Fenae debateu questões relacionadas à conjuntura nacional, à Funcef, às negociações permanentes entre as representações dos empregados e à Caixa e, ainda, propostas de adequações ao estatuto da Fenae.
Na discussão sobre conjuntura, foi analisada a indefinição quanto a eventuais mudanças na administração da Caixa, assunto que desperta interesse entre os bancários da empresa. Outro aspecto em destaque foi a posição a ser assumida pela Caixa Econômica Federal no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado recentemente pelo governo, o que implicará o fortalecimento da empresa como instituição a serviço de políticas públicas para o País, a exemplo da geração de emprego e da melhoria da qualidade de vida da população.
Em relação à Funcef, foram abordados os desdobramentos da implantação do Novo Plano e Saldamento do REG/Replan e, também, a recente aprovação do estatuto da Funcef pelo Conselho de Administração da Caixa.
O novo estatuto da Fundação institui a paridade em seus órgãos de gestão (Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal) e cria também quatro comitês nos quais os associados terão participação (Investimento, Benefícios, Auditoria e Ética).
O debate sobre as negociações permanentes entre as representações dos trabalhadores e da empresa contou com a presença de Jair Pedro Ferreira (integrante da Comissão Executiva dos Empregados – CEE-Caixa) e do advogado Eymard Loguércio, assessor jurídico da Fenae. Foram analisados, na ocasião, os aspectos jurídicos referentes aos termos da CI 293, normativo que visa a efetuar o corte no salário dos empregados que questionavam as sétimas e oitavas horas sem redução salarial, além de pendências como isonomia, Plano de Cargos e Salários (PCS) e avaliadores de penhor.
A reunião de Diretoria da Fenae prossegue em 13 de fevreiro com a seguinte pauta: movimento “Eu Faço Cultura”, integração tecnológica e portal do pessoal da Caixa.
Às 15h, os dirigentes da Fenae participam de uma discussão com administradores da Caixa sobre o PAC e seus reflexos na empresa. A exposição estará a cargo do consultor da presidência Marcos Vasconcelos. Participam também integrantes da CEE-Caixa e dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Compartilhe: