Edição: Junho/2015

Tanto o balanço de atividades como o patrimonial foram aprovados em assembleia e pelo Conselho Deliberativo

Os balanços de atividades e patrimonial da APCEF/SP, referentes ao período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015, foram aprovados tanto pelos associados como pelos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Associação.
A aprovação dos associados aconteceu durante assembleia realizada em 23 de maio, na sede da entidade na capital. O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva reuniram-se em 15 de maio para analisar as contas da entidade e as atividades realizadas durante o primeiro ano desta gestão e também aprovaram as demonstrações do período.
As principais atividades da entidade apresentadas durante as reuniões estão relacionadas ao longo das páginas desta edição da revista. Confira, a seguir, o resumo das notas explicativas, o balanço patrimonial e a demonstração do superávit do exercício.

1. Ativo
Caixa Equivalente Caixa – representa o saldo líquido disponível em valor nominal, em contas correntes, poupanças e aplicações financeiras, tais como aplicações financeiras de renda fixa.
Realizável em curto prazo – expressa valores a receber de associados referente a parcelamento de serviços prestados nas Colônias e outros serviços. Também compõem o saldo o adiantamento de 13º salário em férias para funcionários e adiantamento para funcionários e diretores a fim de subsidiar viagens a trabalho para Colônias e visitas às unidades da Caixa com posterior prestação de contas e, ainda, adiantamento a fornecedores referente a contratação de serviços.
Estoques – o montante representa os produtos estocados para suprir as necessidades operacionais da prestação de serviço ao associado, como materiais de limpeza, gêneros alimentícios e materiais de escritório, de consumo administrativo e operacional.
Despesas pré-operacionais – são despesas para as quais, até o presente momento, não ocorreu o fato gerador, como seguros de veículos e predial da APCEF/SP.
Imobilizados – o imobilizado está demonstrado ao custo de aquisição, corrigido pelos efeitos da reavaliação dos terrenos e edifícios, menos as depreciações acumuladas, calculadas pelo método linear a taxas anuais permitidas pela legislação fiscal.
Intangível – refere-se a softwares e programas que a entidade utiliza, demonstrado em custo de aquisição, menos as amortizações acumuladas.

2. Passivo

Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas, utilizadas para aquisições de novos veículos, mas ainda não pagas, tendo parcelas futuras a vencer.
Fornecedores – saldo que em 31 de março de 2015, estão a pagar, sendo que os vencimentos destes títulos  referem-se a meses posteriores ao encerramento do balanço, ou seja, compras e contratações de serviços a prazo.
Obrigações trabalhistas e sociais – são encargos que compreendem a folha de pagamento de competência de março de 2015, tendo como vencimento o mês subsequente a sua competência. Os encargos são INSS, FGTS, PIS sobre folha de pagamento e contribuição sindical. Também representa este saldo rescisões e férias que devem ser pagas no mês seguinte da sua competência.
Obrigações fiscais e tributárias – saldo que representa o IPTU das prefeituras de todas as unidades de trabalho da APCEF/SP. São parcelas que vencerão dentro dos nove meses seguintes. Também compõem impostos retidos na fonte de prestadores de serviços por obrigação da APCEF como tomadora como PIS/Cofins/CSLL, INSS, IR e ISS, (assessoria jurídica, serviços de auditoria, de limpeza e portaria no clube, Campos do Jordão e Avaré).
Outras obrigações – representa devoluções a associados por desistência de uso das Colônias e repasse de seguros, jurídicos e de convênios e promoções. São parcerias que fechamos com empresas efetivando convênios para os associados, que na compra ou na prestação de serviço em empresas conveniadas podem efetuar pagamentos através do débito em conta. O pagamento pode ser parcelado.
Provisão de férias, 13º salário e encargos sociais – provisão de nove meses de 13º salário e de férias proporcionais ao período aquisitivo de cada funcionário.
Receitas pré-operacionais – valores que devem ser apropriados como receita quando ocorrer o fato gerador.
Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas e utilizadas, assim tornando-se uma dívida para a entidade, com vencimento superior a 12 meses.
IPTU – provisão antiga que se refere ao IPTU da prefeitura de São Paulo do imóvel do Cecom.

3. Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é representado pelo patrimônio social inicial, acrescido dos superávits e dos efeitos da reavaliação de bens do ativo imobilizado decorrente das operações sociais da APCEF/SP.
Patrimônio Social – 50% do superávit do exercício será transferido para a conta de patrimônio social após a aprovação das demonstrações contábeis pela Assembleia Geral, conforme consta em estatuto.
Reserva Estatutária – previsto no §3º do artigo 42 do Estatuto Social: “o resultado econômico deverá ser transferido 50% para o patrimônio e 50% para fundo de reserva”.
Reserva de reavaliação – em março de 2005 foi contabilizada reserva de reavaliação exclusivamente para os bens imóveis baseados em laudos de reavaliação elaborados por empresa especializada

Balanço patrimonial
Demonstração Patrimonial e Demonstração de Superávit e Déficit do Exercício
Período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015

tabela 1_balanço

Demonstração do superávit do exercício

tabela 2_balanço

• Edição n. 86 – junho 2015 •

Bicho de Pé foi a principal atração da Festa Junina

festa junina

A Festa Junina da APCEF/SP é um dos eventos da entidade que se tornaram tradição. Em 2014, mais de 1.500 pessoas foram ao clube, em 7 de junho, para prestigiar a banda de forró Bicho de Pé.
Além de dançar e cantar, os participantes divertiram-se nas barracas da pescaria, argola, boca do palhaço e no touro mecânico. E, ainda, todos puderam saborear delícias da culinária típica das festas juninas como pamonha, pé de moleque, vinho quente, quentão, etc.
E neste ano tem muito mais: já está sendo preparada a edição 2015 da Festa Junina. O evento está marcado para 13 de junho, sábado, a partir das 19 horas, também no clube da Associação, em Interlagos, capital.
Para animar a noite, o som ficará por conta do Trio Dona Zefa e do Trio Virgulino, que promete repetir o sucesso da Festa Junina de 2012, quando foi a principal atração.
Fique atento ao nosso site e garanta seu convite. Informações, ligue (11) 3017-8327 ou 3017-8339.

Garotada exercita sua criatividade em Concurso de Desenho

concurso de desenho

Mais um evento que faz parte da lista de tradições da APCEF/SP foi realizado em outubro do ano passado: o Concurso de Desenho Infantil.
O tema da 12ª edição foi Quando crescer, eu quero ser… Quase 200 belíssimos desenhos foram enviados à APCEF/SP para concorrer aos prêmios, divididos em três categorias.
A premiação dos jovens artistas aconteceu durante uma grande festa no Buffet Planeta Kids, na zona oeste da capital. Uma das atrações foi um show com o grupo Mad Science, que ensinou e divertiu a garotada com experiências científicas interativas.
Todos os desenhos recebidos pela Associação podem ser vistos no banco de imagens do site da entidade ou no Facebook. Acesse!

Confraternização de fim de ano teve a presença de Tim Maia Cover

tim maia

Outro evento que se tornou tradição na APCEF/SP é a festa de fim de ano. Em 2014, a Associação encerrou mais um ciclo com uma grande confraternização na Mansão Hasbaya, em São Paulo.
A abertura do evento ficou por conta da banda Golden Times. Depois, como atração principal, aconteceu o show de Tim Maia Cover, com Charles Maia.
Ao som de Não Quero Dinheiro e Descobridor dos Setes Mares, não houve quem ficasse parado. Charles também cantou músicas para dançar “agarradinho” como Gostava Tanto de Você e Me Dê Motivos.
Para ver fotos deste e de todos os eventos da Associação, acesse o banco de imagens (www.apcefsp.org.br) ou a fan page do Facebook (/spapcef).

Primeiro APCEF em Movimento foi um grande sucesso!

campinas

Para se aproximar ainda mais de seus associados, a APCEF/SP criou, em 2015, o projeto APCEF em Movimento com a intenção de levar os serviços da entidade para cidades do interior.
A primeira edição aconteceu em Campinas, dia 25 de abril, no Hotel-Fazenda Solar das Andorinhas, e reuniu cerca de 1.500 pessoas em um dia ensolarado, de confraternização dos empregados da região.
Estandes com os serviços oferecidos pela entidade foram distribuídos por todo o espaço e funcionários ficaram disponíveis durante todo o dia para apresentar as dezenas de atividades da Associação, tirar dúvidas dos empregados da Caixa, atualizar cadastro, etc.
Além das atividades recreativas, os participantes assistiram a apresentações artísticas de trabalhadores da região. A banda Fred Jorge e os Maiorais agitou a moçada com um belíssimo show musical. O vocalista, Fred Jorge dos Santos, é empregado da Gipes Campinas.
A contação de histórias, que encantou adultos e crianças, ficou por conta do grupo Borso, formado pelos empregados do banco Cláudio José Junior, Hélio Tadeu Panunto e José Francisco Maderna Filho.
Para ver fotos deste grande evento, acesse o site www.apcefsp.org.br.

2014 marca volta da Festa do Chope ao clube

festa do chope

2014 ficará marcado na memória dos associados como o ano em que foi retomada a realização da Festa do Chope. A 18ª edição, realizada em 15 de novembro, no clube, reuniu mais de mil convidados!
As principais atrações da festa – além, claro, do delicioso chope – foram a banda San Marco e o grupo Glamour da Batucada, com apresentação de ritmistas e passistas das escolas de samba de São Paulo.

• Edição n. 86 – junho 2015 •

Compartilhe: