Edição: Junho/2015

Tanto o balanço de atividades como o patrimonial foram aprovados em assembleia e pelo Conselho Deliberativo

Os balanços de atividades e patrimonial da APCEF/SP, referentes ao período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015, foram aprovados tanto pelos associados como pelos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da Associação.
A aprovação dos associados aconteceu durante assembleia realizada em 23 de maio, na sede da entidade na capital. O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva reuniram-se em 15 de maio para analisar as contas da entidade e as atividades realizadas durante o primeiro ano desta gestão e também aprovaram as demonstrações do período.
As principais atividades da entidade apresentadas durante as reuniões estão relacionadas ao longo das páginas desta edição da revista. Confira, a seguir, o resumo das notas explicativas, o balanço patrimonial e a demonstração do superávit do exercício.

1. Ativo
Caixa Equivalente Caixa – representa o saldo líquido disponível em valor nominal, em contas correntes, poupanças e aplicações financeiras, tais como aplicações financeiras de renda fixa.
Realizável em curto prazo – expressa valores a receber de associados referente a parcelamento de serviços prestados nas Colônias e outros serviços. Também compõem o saldo o adiantamento de 13º salário em férias para funcionários e adiantamento para funcionários e diretores a fim de subsidiar viagens a trabalho para Colônias e visitas às unidades da Caixa com posterior prestação de contas e, ainda, adiantamento a fornecedores referente a contratação de serviços.
Estoques – o montante representa os produtos estocados para suprir as necessidades operacionais da prestação de serviço ao associado, como materiais de limpeza, gêneros alimentícios e materiais de escritório, de consumo administrativo e operacional.
Despesas pré-operacionais – são despesas para as quais, até o presente momento, não ocorreu o fato gerador, como seguros de veículos e predial da APCEF/SP.
Imobilizados – o imobilizado está demonstrado ao custo de aquisição, corrigido pelos efeitos da reavaliação dos terrenos e edifícios, menos as depreciações acumuladas, calculadas pelo método linear a taxas anuais permitidas pela legislação fiscal.
Intangível – refere-se a softwares e programas que a entidade utiliza, demonstrado em custo de aquisição, menos as amortizações acumuladas.

2. Passivo

Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas, utilizadas para aquisições de novos veículos, mas ainda não pagas, tendo parcelas futuras a vencer.
Fornecedores – saldo que em 31 de março de 2015, estão a pagar, sendo que os vencimentos destes títulos  referem-se a meses posteriores ao encerramento do balanço, ou seja, compras e contratações de serviços a prazo.
Obrigações trabalhistas e sociais – são encargos que compreendem a folha de pagamento de competência de março de 2015, tendo como vencimento o mês subsequente a sua competência. Os encargos são INSS, FGTS, PIS sobre folha de pagamento e contribuição sindical. Também representa este saldo rescisões e férias que devem ser pagas no mês seguinte da sua competência.
Obrigações fiscais e tributárias – saldo que representa o IPTU das prefeituras de todas as unidades de trabalho da APCEF/SP. São parcelas que vencerão dentro dos nove meses seguintes. Também compõem impostos retidos na fonte de prestadores de serviços por obrigação da APCEF como tomadora como PIS/Cofins/CSLL, INSS, IR e ISS, (assessoria jurídica, serviços de auditoria, de limpeza e portaria no clube, Campos do Jordão e Avaré).
Outras obrigações – representa devoluções a associados por desistência de uso das Colônias e repasse de seguros, jurídicos e de convênios e promoções. São parcerias que fechamos com empresas efetivando convênios para os associados, que na compra ou na prestação de serviço em empresas conveniadas podem efetuar pagamentos através do débito em conta. O pagamento pode ser parcelado.
Provisão de férias, 13º salário e encargos sociais – provisão de nove meses de 13º salário e de férias proporcionais ao período aquisitivo de cada funcionário.
Receitas pré-operacionais – valores que devem ser apropriados como receita quando ocorrer o fato gerador.
Financiamentos – são cotas de consórcio que foram contempladas e utilizadas, assim tornando-se uma dívida para a entidade, com vencimento superior a 12 meses.
IPTU – provisão antiga que se refere ao IPTU da prefeitura de São Paulo do imóvel do Cecom.

3. Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é representado pelo patrimônio social inicial, acrescido dos superávits e dos efeitos da reavaliação de bens do ativo imobilizado decorrente das operações sociais da APCEF/SP.
Patrimônio Social – 50% do superávit do exercício será transferido para a conta de patrimônio social após a aprovação das demonstrações contábeis pela Assembleia Geral, conforme consta em estatuto.
Reserva Estatutária – previsto no §3º do artigo 42 do Estatuto Social: “o resultado econômico deverá ser transferido 50% para o patrimônio e 50% para fundo de reserva”.
Reserva de reavaliação – em março de 2005 foi contabilizada reserva de reavaliação exclusivamente para os bens imóveis baseados em laudos de reavaliação elaborados por empresa especializada

Balanço patrimonial
Demonstração Patrimonial e Demonstração de Superávit e Déficit do Exercício
Período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015

tabela 1_balanço

Demonstração do superávit do exercício

tabela 2_balanço

• Edição n. 86 – junho 2015 •

Mais um ano das nossas lutas

editorial

Em 10 de maio, completou-se um ano da gestão desta Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo à frente da APCEF/SP. No ano passado, na data, eu e meus companheiros assumíamos um grande compromisso: de dar continuidade aos trabalhos de uma entidade centenária que tem como missão lutar pelos direitos dos trabalhadores da Caixa, sem deixar de lado, claro, a promoção de lazer e bem-estar a seus associados e dependentes.

Ao longo das páginas desta revista, você poderá ver algumas das atividades deste primeiro ano.

Na luta em defesa dos trabalhadores, enfrentamos os patrões na campanha salarial e garantimos direitos importantes como a manutenção da PLR Social, o aumento real e o reajuste diferenciado no vale-refeição.

Em seguida, assumimos uma grande batalha: a defesa da Caixa 100% pública, diante do anúncio de abertura de capital do banco. Buscamos apoio de entidades sindicais e associativas de todo o País, de parlamentares e da população. Organizamos manifestações, passeatas, encontros, reuniões e paralisações. Até que conseguimos a garantia da presidenta da República e da Caixa de que o banco permanecerá público.

O tema Funcef também foi constante neste período: a divulgação do terceiro ano seguido de déficit do REG/Replan e da necessidade de equacionamento do plano causou bastante preocupação nos participantes e mobilizou a Associação, que passou a realizar reuniões em todo o Estado para esclarecer dúvidas a respeito do fundo de pensão.

Mas a APCEF/SP, além de cuidar  da defesa dos direitos dos trabalhadores, importa-se, também, com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar de seus associados e dos dependentes.
Neste sentido, implementou melhorias em seus espaços, como a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas Colônias do litoral e as reformas de diversas áreas no clube.

E, na área de esportes, nossa Associação dedicou-se com carinho à realização de atividades esportivas para os associados. Treinos, competições, Jogos Nacionais, Jogos dos Aposentados… tudo isso fez parte da programação no primeiro ano da gestão.
A agenda de atividades dos aposentados também foi bastante agitada, com a criação do APCEF de Portas Abertas, do APCEF nos Passos da Cultura e das aulas de dança de salão; as viagens para Ubatuba, Campos do Jordão, Atibaia, Avaré, Paraná e Buenos Aires; e a comemoração do Dia dos Aposentados com Silvio Brito.

Em matéria de entretenimento, também foram várias as opções. As Colônias organizaram eventos em todas as datas comemorativas do ano. Na capital, os associados tiveram a oportunidade de participar da Festa Junina com a banda Bicho de Pé, do Concurso de Desenho com o grupo Mad Science, da Festa do Chope e da confraternização do fim de ano com Tim Maia Cover. No interior, em Campinas, aconteceu o primeiro APCEF em Movimento, com mais de 1.500 participantes!

Enfim, foi um ano de muito trabalho gratificante. E estamos preparando muito mais para os próximos meses. Queremos você sempre ao nosso lado, participando de todas as lutas e de todos os eventos. Você, associado, é a razão dos 108 anos da APCEF/SP.

Kardec de Jesus Bezerra
Diretor-presidente da APCEF/SP

• Edição n. 86 – junho 2015 •

 

Compartilhe: