Agilidade nas contratações, combate ao assédio moral e à hora negativa são prioridades

Melhorar as condições de trabalho nas agências e concentrações. Esse foi o tema central que norteou os debates dos 321 delegados de todo o pais – 52 de São Paulo – durante o 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Federal (Conecef), entre 15 e 17 de junho, em Guarulhos.

Entre as principais deliberações está o início da campanha “100 mil empregados já!”, para dar conta da crescente demanda nas agências. “A falta de pessoal tem implicado na precariedade das condições de trabalho, de casos recorrentes de assédio moral e de trabalho gratuito. Por isso aumentaremos a cobrança para que a empresa agilize as contratações”, afirma o diretor do Sindicato e da APCEF Rafael de Castro, destacando que também será intensificada a mobilização contra o trabalho aos sábados, pelo respeito à jornada de seis horas e a extinção do registro de horas negativas no Sipon – que descontam automaticamente a jornada extra no sistema de ponto.

Saúde e segurança – A ampliação dos serviços do Saúde Caixa, melhora da  rede credenciada, criação de programa de fornecimento de medicamentos com preços diferenciados e otimização da gestão do plano também foram aprovadas pelos delegados. Para que as reivindicações sejam viabilizadas a proposta é a criação de estruturas estaduais específicas do Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador. Além disso, foi referendada destinação do superávit do Saúde Caixa para melhorias na cobertura e da rede credenciada.

No que se refere à segurança os empregados reivindicam: instalação de portas giratórias nas agências, colocação de divisórias entre os caixas, a proibição de transporte de valores por bancários e o fim do atendimento de empregados no setor de caixas eletrônicos.

Para o fundo de pensão (Funcef) será exigida mais democracia na gestão da entidade, com o fim do voto de Minerva nos conselhos e na diretoria, o fim das discriminações a quem não saldou o REG/Replan, além do reconhecimento por parte da Caixa do CTVA como verba salarial para fins de aporte à Funcef.

Ficou definido também que será realizado encontro nacional aberto para discutir a questão da isonomia, que ainda tem duas pendências: anuênio e licença-prêmio.

Campanha unificada – Será mantido o formato da campanha nacional unificada. Assim, as negociações específicas ocorrerão concomitantemente às gerais da categoria com a Fenaban.

 Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

Compartilhe: