Da Agência Fenae

A Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) apresentou, em 22 de julho, à direção da Caixa Econômica Federal a proposta de pré-acordo pela qual a empresa se compromete a aplicar as cláusulas da Convenção Coletiva Nacional que vier a ser firmada entre a Executiva Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A representação dos bancários cobrou posicionamento da Caixa ainda em julho. A direção da empresa disse que se manifestará sobre o assunto no prazo sugerido.
Nova reunião foi marcada para dia 30, às 10 horas, em Brasília.
No encontro, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) apresentou também as reivindicações complementares à Convenção Coletiva Nacional, que deverão ter prioridade no processo de negociações permanentes. O coordenador da CEE-Caixa, Plínio Pavão, deu ênfase à reintegração imediata de todos os empregados demitidos pela RH 008 e apresentou uma síntese das demais reivindicações.
Além da reintegração dos demitidos, o documento entregue à Caixa propõe itens como a implantação do novo plano de benefícios da Funcef, as alterações no PCS/PCC, a concessão de auxílio-alimentação aos aposentados, a segurança bancária, o sistema de ponto eletrônico/horas extras e jornada de trabalho, o processo seletivo interno, a isonomia para os empregados admitidos após 1997, a representação dos empregados na gestão da Caixa (Conselho de Representação), o debate sobre as Retpvs e a adoção de mecanismos de recomposição do poder de compra dos salários.
A direção da Caixa apresentou os quatro membros de sua comissão de negociação: o gerente nacional de Relações Trabalhistas e Previdência, Luiz Octávio Cuiabano; o representante da vice-presidência de Controladoria, José Luís Trevisan; o representante da Superintendência de Recursos Humanos, Daurim Duarte; e o representante da Diretoria Jurídica, Jailton Zanon da Silveira.

• Banco do Brasil

Também estiveram reunidos, em 22 de julho, a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil e a direção do BB, ocasião em que foi debatida a Campanha Salarial Unificada deste ano.
No próximo dia 29, os representantes do BB vão dizer se assinam o pré-acordo se comprometendo a adotar a Convenção Coletiva Nacional de toda a categoria bancária.

Compartilhe: