Conselho também ratificou decisões sobre os Jogos da Fenae e rendeu homenagem a Charles Campos, falecido em novembro. Reunião prossegue por todo o dia de hoje

A Apcef/AL vai sediar a 9ª edição do Música Fenae, em dezembro do próximo ano. Decisão com este objetivo foi aprovada pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN), que está reunido em Brasília (DF). Candidataram-se para sediar o evento, além da associação alagoana, as Apcefs do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Norte.
Em seu primeiro dia de reunião, o CDN da Fenae prestou homenagem a Charles Robert Rabêlo Campos, falecido em 28 de novembro, vítima de acidente automobilístico. Para isso uma placa “in memorian” foi recebida por Daniel Ericeira Campos (filho de Charles). A cerimônia foi marcada por momentos de muita emoção e, na ocasião, dirigentes e ex-dirigentes da Fenae elogiaram a trajetória do membro titular do Conselho Fiscal da Fenae e vice-presidente da Apcef/MA. Assume a vaga de Charles no Conselho Fiscal Maristela Rocha (RS).
Na reunião de ontem, o Conselho Deliberativo Nacional referendou ainda a proposta de orçamento da Fenae para o ano de 2008, que havia sido aprovada no dia anterior pela Diretoria da entidade. Houve ainda leitura e aprovação da ata de reunião ocorrida em agosto deste ano e foram dados informes sobre a atuação do Instituto Fenae de Responsabilidade Social, a participação na 3ª Conferência Nacional das Cidades (o diretor Jair Pedro Ferreira foi escolhido membro do Conselho Nacional das Cidades – segmento dos trabalhadores), a realização de convênios com hotéis e instituições de ensino e a deflagração do processo para as eleições na Fenae (triênio 2008/2011), marcadas para 18 de março de 2008.
O diretor-executivo da Fenae Corretora, Alexandre Monteiro, também esteve presente à reunião do CDN, ocasião em que fez um relato sobre a FPC (holding do Grupo Fenae), criada para funcionar com base no sistema de governança corporativa para os negócios. Monteiro esclareceu que a Fenae é a sócia majoritária da FPC, acrescentando que a holding abriga quatro empresas (Fenae Corretoria – programa PAR – PAR Cultural – PAR Finanças), além de trabalhar em parceria com empresas do mercado.
Na reunião de ontem, Alexandre Monteiro fez também um relato sobre o modelo de atendimento do pessoal da Caixa, lançado pela Fenae Corretora e cujo objetivo é implantar cada vez mais uma carteira de negócios por todo o País. Ele disse que, em 2008, serão priorizadas as questões relacionadas a seguro (automóvel e vida), atividade-fim da Corretora. Outra meta é ampliar e fortalecer a relação com as Apcefs.

• Jogos Fenae de 2008
O CDN ratificou ainda os ajustes feitos em reunião da Comissão dos Jogos da Fenae, evento que será realizado no período de 26 de julho a 2 de agosto de 2008, em Brasília. Foi decidido que, no caso da modalidade de atletismo, serão incluídas as provas de 400 metros rasos e de 10 mil metros na corrida rústica. As faixas etárias foram atualizadas, além de ter sido criada uma quarta faixa para a corrida rústica de 5 mil e 10 mil metros. A primeira será para atletas nascidos a partir de 1979 (30 anos incompletos), a segunda será para atletas nascidos entre 1978 e 1969 (30 a 40 anos incompletos), a terceira será para atletas nascidos entre 1968 e 1959 (40 a 50 anos incompletos) e a quarta para os atletas nascidos até o ano de 1958 (50 anos completos em diante).
Ainda em relação ao atletismo, ficou definido que as equipes masculina e feminina poderão contar com até cinco atletas inscritos e mais quatro convidados de outras modalidades, desde que não seja ultrapassado o número de integrantes da delegação (101 pessoas).
Para a natação, o CDN incluiu a modalidade master para atletas nascidos até 1968 nas seguintes provas: 50 metros livre, 50 metros peito, 50 metros borboleta, 50 metros costa e revezamento 4 x 50 metros livre. As equipes masculina e feminina poderão contar com quatro atletas inscritos e mais quatro convidados de outras modalidades, desde que não ultrapasse o número máximo de integrantes da delegação (101 pessoas).
Para as modalidades coletivas, será permitida a substituição do atleta no decorrer dos Jogos. Neste caso, a solicitação deverá ser feita por escrito pelo representante da delegação junto à secretaria, com antecedência mínima de um dia da realização da partida, sem que seja cobrado qualquer tipo de especificidade pela troca do atleta.
Outra definição diz respeito às modalidades duplas. No tênis, por exemplo, será permitida substituição do atleta apenas pelo que estiver inscrito na modalidade individual (se houver), sem que haja necessidade de qualquer especificidade. No vôlei de praia, uma única substituição de um dos atletas que compõem a dupla será permitida, sem que haja qualquer especificidade. Uma vez feita a alteração, a dupla seguirá até o final dos Jogos. Na canastra, haverá a possibilidade de substituição de um dos atletas uma única vez, não havendo necessidade de qualquer especificidade.
O prazo para as Apcefs se inscreverem nas modalidades que irão disputar é 30 de maio de 2008. No entanto, a inscrição de atletas que irão compor as delegações de cada Apcef terá que ser feita até 30 de junho de 2008. Participam dos Jogos da Fenae os empregados filiados às Apcefs em 31 de janeiro do próximo ano.
A Comissão dos Jogos da Fenae é composta por um representante de cada região, um representante da Apcef/sede e quatro diretores da Fenae. Seus integrantes são: Pedro Eugênio Leite (vice-presidente da Fenae), Marcos Aurélio Saraiva (diretor de Esportes da Fenae), Jesse Krieger (diretor da Fenae), Ely Custódio Freire (diretora da Fenae), Jorge André Nunes (Apcef/DF – sede), Ronney Peixoto (Apcef/AM – região Norte), Sérgio Meira (Apcef/PB – região Nordeste), William Louzada (Apcef/GO – região Centro-Oeste), Paulo Roberto Damasceno (Apcef/MG – região Sudeste) e Arlindo Sebastião (Apcef/SC – região Sul).

• CDN prossegue hoje
O segundo e último dia da reunião do CDN da Fenae será realizado nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro. Estarão em debate pontos como Funcef, campanha “Futuro da Gente” (de incentivo à associação de empregados da Caixa à fundação), Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”, integração tecnológica entre a Fenae e as Apcefs, projeto “Eu Faço Cultura” em 2008 e programa PAR.

Compartilhe: