sindicato de brasília

Nesta terça-feira, dia 7, o Sindicato dos Bancários de Brasília e os aprovados dos concurso da Caixa em 2012 realizaram um ato conjunto para pressionar e cobrar a direção do banco a melhora das condições de trabalho e, ainda, o aumento do número de contratações.
A atividade começou em frente à agência da Caixa do Setor Comercial Sul e, em seguida, os manifestantes caminharam até o Edifício Matriz II.
Falta pouco mais de um mês para o fim da validade do concurso da Caixa de 2012 e o banco não mostra disposição em realizar as contratações dos aprovados no certame. O Sindicato, com o apoio dos aprovados, cobra que essas contratações sejam realizadas com urgência, uma vez que a Caixa convoca lentamente os aprovados.

Desde 2013, o aumento da dotação de empregados da Caixa para 111.922 empregados foi aprovado pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Segundo o Sindicato, a Caixa afirma não ter condições financeiras para contratar mais empregados, no entanto, foi constatado que a informação é infundada, pois o próprio Dest já autorizou as novas contratações. A Caixa, ao contrário, realizou um novo concurso com uma despesa muito maior – no concurso de 2012 foram gastos R$ 28 milhões, já em 2014, o investimento foi de R$ 40 milhões.

No entanto, as convocações são feitas em conta-gotas e os empregados trabalham em um ambiente de estresse e adoecimento em decorrência de agências lotadas, excesso de serviço e números insuficiente de trabalhadores.

O Sindicato recebeu várias denúncias de trabalhadores que fazem horas extras em excesso, adoecimento generalizado ocasionado pela sobrecarga de trabalho, gerentes que não batem o ponto e que trabalham mais de oito horas diárias, entre outras irregularidades.

Outro dado alarmante apurado durante as visitas do Sindicato nos locais de trabalho é que as agências com grande demanda de atendimento funcionam com a dotação de 12 a 20 empregados a menos que o mínimo necessário.

Fonte: Seeb Brasília
 

Compartilhe: