A Apcef/SP sugere aos empregados das áreas-meio da Caixa atingidos pela reestruturação e transferidos para a Rede que enviem mensagem à Ouvidoria do banco questionando os critérios da mudança, o prazo e o fato de não terem sido comunicados formalmente sobre o novo local de trabalho.

“É dever da empresa comunicar formalmente toda mudança que cause impacto na vida funcional dos empregados”, explicou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros. “Nós já vimos este método dos vice-presidentes e diretores de se esconder por meio de comunicados informais na tentativa de retorno ao trabalho presencial dos empregados que estavam em home office, quando tentaram jogar a responsabilidade aos gestores das unidades de ponta”, completou.

Confira sugestão de texto a ser encaminhado à Ouvidoria:

Prezado ouvidor:

Fui surpreendido, há poucos dias, com a informação de que eu e outros colegas seríamos transferidos para uma unidade da Rede. Solicito alguns esclarecimentos:
1. Qual o critério utilizado para escolha dos empregados transferidos para a Rede?
2. Qual o critério utilizado para escolha do local onde irei trabalhar?
3. Por qual motivo os gestores não comunicaram formalmente as transferências?
4. Qual o motivo de um prazo tão exíguo para a mudança (alguns foram avisados em uma sexta-feira para iniciar o trabalho na agência na segunda-feira seguinte)?
5. Por que não posso indicar a unidade mais próxima a minha lotação atual?

Aguardo respostas,

Atenciosamente

Denúncia ao Ministério Público – A Apcef/SP apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre possíveis procedimentos discriminatórios na reestruturação em curso no banco. Uma das principais reclamações é quanto à forma arbitrária do processo de transferências, atingindo, especialmente, aposentados e trabalhadores com função incorporada, e a tentativa de impor unidades que exigem um enorme deslocamento aos empregados. A denúncia aponta, ainda, ilegalidades como a transferência de cipeiros, delegados sindicais e empregados com apontamento de restrições pelo próprio PRO da Caixa.

A reestruturação foi pautada na última rodada de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa, mas não houve nenhum aprofundamento, pela empresa, das discussões sobre seus efeitos na vida funcional dos empregados.

Dia de luta – Nesta sexta-feira (11), empregados de todo o país participaram de manifestações em defesa da Caixa e contra o processo de reestruturação que visa ao desmonte do banco. Veja fotos em nossas redes sociais (Instagram, Facebook ou Twitter).

:: Caso tenha problemas com as transferências ou a reestruturação, entre em contato conosco pelo juridico@apcefsp.org.br ou sindical@apcefsp.org.br.