Sabe o que acontece quando o empregado da Caixa destina até 6% do Imposto de Renda devido às ações culturais do programa Eu Faço Cultura, conforme prevê a Lei Rouanet?

Muitas pessoas passam a ter acesso a cultura, conhecimento e a vivenciar experiências inéditas.

É isso que vai acontecer no domingo, dia 19 de maio, Cinemark do Grand Plaza Shopping, em Santo André (SP). Serão realizadas sessões gratuitas de cinema para crianças autistas do filme “Pokémon: Detetive Pikachu”.

:: Para essa sessão os ingressos estão esgotados, mas, acesse o site do Eu Faço Cultura e acompanhe todos os eventos que estão em cartaz.

Nestas sessões especiais, as salas ficam com as luzes acesas, o som mais baixo e a plateia pode andar, dançar, gritar e cantar à vontade. Profissionais e especialistas estarão na sala para dar suporte na adaptação ao ambiente, além de auxiliar as crianças e pais que precisarem de apoio.

Caráter social

Criar oportunidade para crianças portadoras de autismo irem ao cinema. Esta é a proposta da sessão azul promovida pelo Eu Faço Cultura, programa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) para democratizar o acesso à cultura em todo o país. As salas de exibição são adaptadas para pessoas com distúrbios sensoriais, como é o caso do autismo.

Desde 2016, o programa Eu Faço Cultura faz uma parceria com o projeto Sessão Azul que oferece sessões de cinema para crianças com autismo. A plataforma já ofereceu 60 sessões de cinema adaptadas em 16 cidades diferentes distribuindo mais de 8 mil ingressos.

“Essa parceria com o projeto Sessão Azul reforça a característica social do Eu Faço Cultura. A oferta de sessões de cinema para pessoas com distúrbios sensoriais soma-se aos nossos esforços para democratizar o acesso à cultura no país. E sempre é bom lembrar que tudo isso só é possível graças às doações feitas pelos colegas da Caixa”, destaca Moacir Carneiro, diretor Sociocultural da Fenae.

Incentivo
Desde 2006, Fenae e Apcefs apostam no Eu Faço Cultura para transformar o empregado da Caixa em um incentivador cultural, destinando até 6% do Imposto de Renda devido às ações culturais do programa, conforme prevê a Lei Rouanet.

O programa atende população de baixa renda, idosos, pessoas com deficiência, alunos de escolas públicas e outros perfis de vulnerabilidade social. Ou seja: quem estiver dentro desses perfis pode resgatar os diversos produtos culturais disponíveis no site www.eufacocultura.com.br .

Compartilhe: