Terceiro maior fundo de pensão do país, com R$ 85 bilhões em ativos e 137 mil participantes, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) tem importância vital dentro do cenário econômico nacional. Essa diretriz norteou nesta quinta-feira (2) a visita de dois conselheiros eleitos para a Funcef à nova sede da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em Brasília (DF). Foi durante reunião da Diretoria Executiva, a primeira realizada no formato semipresencial depois das turbulências provocadas pela pandemia do coronavírus.

Durante a visita, o conselheiro deliberativo Nilson de Moura Junior (titular) e o conselheiro fiscal Valter San Martin (suplente), eleitos pela chapa “A Funcef é dos Participantes” e empossados em 30 de setembro, conversaram com os diretores da Fenae. O foco do diálogo foi a necessidade de unir forças com as entidades representativas em defesa dos participantes, da Funcef e dos direitos dos empregados da Caixa, face a uma conjuntura de permanentes ataques aos fundos de pensão. Os conselheiros eleitos reafirmaram seus compromissos em melhorar a governança da Funcef, defender os participantes, estabelecer canal permanente e aberto com os mesmos e, principalmente, buscar a reversão do déficit.

No encontro com os conselheiros eleitos, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, disse que a unidade entre representantes dos trabalhadores é fundamental para que ocorra o retorno da Funcef, “o nosso fundo de pensão”, sempre em benefício dos participantes. Essencial, segundo ele, é estabelecer um espaço de diálogo para pensar, discutir e planejar a atuação na Fundação, com um olhar voltado para o participante.

Na ocasião, Sergio Takemoto colocou a Fenae à disposição dos novos conselheiros e afirmou ser essa parceria vital para o futuro da Funcef, da Caixa e do Brasil. O dirigente destacou ainda que a atuação dos conselheiros deliberativos e fiscais eleitos é resultado de um trabalho coletivo construído ao longo do tempo em favor da gestão paritária na Funcef. “É preciso continuar caminhando juntos para devolver a Fundação aos seus verdadeiros donos, que são os participantes”, reiterou.

Para Nilson de Moura Junior, novo integrante do Conselho Deliberativo da Funcef, além de diretor de Cultura da Fenae, a reunião entre os novos conselheiros e dirigentes da Federação foi uma oportunidade de agradecer as entidades representativas pelo apoio dado durante o recente processo eleitoral. “O objetivo comum é a defesa dos interesses dos participantes, sem abrir mão da governança democrática”, observou.

Valter San Martin, conselheiro fiscal eleito na condição de suplente, opinou que a defesa da Funcef passa pelo movimento da Caixa pública, social e forte, assim como pela defesa dos direitos e do patrimônio dos empregados do banco. “Entendemos que a Caixa deve permanecer 100% pública, para que seja possível termos uma Funcef forte e com gestão paritária”, emendou.

Os eleitos

Eleitos pelos participantes em julho deste ano, com 55% do total de votos apurados, os novos integrantes do Conselho Deliberativo são Nilson de Moura Junior (titular) e Maria Gaia Demétrio (suplente). No Conselho Fiscal, os escolhidos são Heitor Menegale (titular) e Valter San Martin (suplente).

Os conselheiros terão mandato até 1º de junho de 2024. A atuação desses novos representantes mira a gestão paritária na Funcef, na busca para colocar a Fundação no patamar de maior controle, transparência e participação.  

 

Compartilhe: