Terminou sem acordo a audiência de tentativa de conciliação da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) com a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), que aconteceu na última quinta-feira (16), sobre retaliação no regulamento eleitoral da Funcef. A ação visava retirar a exigência da Funcef da inexistência de ações judiciais em relação a Caixa com reflexos na Fundação. O processo, movido pela Fenae, segue agora para a definição da sentença.

“A Funcef não aceitou fazer acordo e quer continuar com a exigência, que entendemos ser ilegal. Assim vamos continuar lutando pelos direitos dos participantes”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto. 

No processo, a Fenae buscou o entendimento que a Funcef não utilizasse o processo eleitoral para obrigar participantes e assistidos a desistirem de suas ações judiciais e, consequentemente, desistir de defender seus direitos.

A Fenae apontou que se alguém tem conflito de interesse em relação à Funcef, seria a Caixa, maior exemplo disso é o contencioso – passivo trabalhista da Caixa -, que mesmo assim é representada tendo inclusive a presidência da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo. 

De acordo com a assessoria jurídica da Fenae, a posição da Funcef atende exclusivamente aos interesses da Caixa de impedir que participantes e assistidos possam buscar seus direitos em relação à Patrocinadora, a Caixa.

Compartilhe: