Luz, câmera, ação, registro de imagens (Foto e Filme), imaginação, palavras, textos (Literatura), som, melodia, harmonia, ritmo (Música), desenho, pintura, vídeo e movimento (Artes Visuais). São fotos e filmes, composições e interpretações, desenhos e pinturas, contos, crônicas e poesias produzidas por empregados da Caixa Econômica Federal de todo o Brasil. 

É com base nessas oito modalidades, distribuídas em quatro categorias, que a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), em parceria com as 27 Apcefs, lança nesta quinta-feira (8) o book do Talentos 2020, concurso cultural cujo objetivo é incentivar a produção artística dos trabalhadores do banco público. A edição do ano passado, a quinta do evento, foi realizada em formato totalmente on-line pela primeira vez em todas as fases (nacional e estadual), modelo especial que seguirá adotado em 2021, devido à pandemia da Covid-19.

A iniciativa permitirá que participantes e o público em geral confiram as obras e depoimentos dos vencedores da etapa nacional do Talentos Fenae/Apcef 2020, acessando o book do concurso cultural no portal www.fenae.org.br na seção publicações especiais. O livro digital também será divulgado nas redes sociais da Fenae. No canal Youtube, por exemplo, os melhores momentos da edição 2020 poderão ser relembrados por acesso a vídeos com tudo o que rolou no concurso cultural. Qualquer pessoa tem ainda a opção de fazer download.

Apesar do período de isolamento social, o Talentos Fenae/Apcef 2020 mostrou a importância da arte e da cultura para aproximar o pessoal do único banco 100% público do país. Mais um recorde de inscrições foi registrado, com 3.297 obras e 1.603 participantes, dos quais 556 homens e 507 mulheres. O número de aposentados inscritos chegou a 319, enquanto 744 empregados da ativa se cadastraram. Assim, o engajamento dos bancários da Caixa foi estimulado por lives de premiação e por bate-papos com especialistas das categorias, que integraram o concurso cultural e deram dicas aos participantes para a construção de suas obras. 

O Talentos Fenae/Apcef 2020 realizou eventos virtuais que premiaram os três melhores colocados em cada uma das categorias do concurso cultural, reunindo ainda nomes consagrados da música, do teatro, da poesia e da literatura. Nos palcos virtuais montados pela Fenae passaram atrações como Carlinhos Brown, Mario Adnet, Orquestra Maré do Amanhã, Yamandu Costa, Leila Pinheiro, Daniela Mercury, Clovis de Barros e Silvero Pereira, com participações de Diogo Nogueira, Zeca Baleiro e Tereza Cristina. Uma constatação: todas essas atividades deram visibilidade à produção cultural dos artistas da Caixa.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, recorda que o evento Talentos já faz parte do calendário anual dos empregados da Caixa, com ênfase para os associados das Apcefs. “Nosso esforço é contínuo na promoção de ações para fortalecer a nossa identidade com a cultura e com o movimento associativo, que é representativo em todas as regiões do país”, argumenta.   

Segundo ele, a cada edição o concurso cultural se supera e revela novos talentos. “O evento é uma das formas da Fenae e das Apcefs promoverem o bem-estar do pessoal da Caixa. Esperamos que mais colegas participem em 2021”, reitera. 

Para Nilson Moura Júnior, diretor Sociocultural da Fenae, o Talentos é um grande evento do movimento associativo e a sua materialização em um book é uma sacada da Diretoria da Federação. “A história e os bons momentos devem ser contados, ao mesmo tempo que os participantes querem se ver e mostrar a sua veia artística para os seus filhos. Portanto, o registro no book é um presente aos empregados que participam do Talentos Fenae/Apcef”, observa.

Nilson Moura acrescenta que a edição 2020 do evento, com mais de três mil obras inscritas e realizada toda on-line, serviu de alento e contribuiu para amenizar as dores passadas na maior crise sanitária vivida no país. “Não poderíamos deixar os empregados da Caixa, associados às Apcefs, sem esse evento”, completa.

Vencedores do Talentos Fenae/Apcef 2020  – Com base no slogan “Quem acredita na arte, vem”, o concurso cultural Talentos Fenae/Apcef 2020, realizado em formato totalmente on-line, foi palco de valorização da veia artística dos empregados da Caixa. Reuniu bancários, entre aposentados e trabalhadores da ativa, que se esforçam para fazer cultura em tempos de pandemia de Covid-19 e de distanciamento social, mesmo tendo tanto trabalho com o pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais em prol da população. Confira os vencedores nas quatro categorias do evento:  

 
Artes Visuais 
 
Desenho e Pintura 
1º lugar: Fabiano Ribeiro – “Entardecer” – Apcef/SC.  
2º lugar: Miriam Saad – “Ausência” – Apcef/PR.  
3º lugar: Edmilson Ferreira – “Pedido de Socorro” – Apcef/MG.  
 
Desenho Infantil  
1º lugar: Clarissa Lacerda Ferreira – “Cunhantã” – Apcef/RS – Filha de Nelson Ferreira Filho.  
2º lugar: Felipe Shinzato – “O Sonho do Sonhador” – Apcef/SP – Filho de Marcos Jun Shinzato.  
3º lugar: Maria José Cunha Silva – “A Realidade” – Apcef/TO – Filha de Maria José Oliveira.  
 
Literatura   
 
Contos e Crônicas  
1º lugar: Thulio Phelipe do Nascimento – “Morte da Verdade” – Apcef/PB.  
2º lugar: Maria Clara Crispim – “E Depois…” – Apcef/PB.  
3º lugar: Ângela Gomes – “Marilda, a Desconhecida” – Apcef/RS.  
 
Poesia 
1º lugar: Fausto Neto – “Calo” – Apcef/RN.  
2º lugar: Thulio Phelipe do Nascimento – “Dedos” – Apcef/PB.  
3º lugar: Maria Cristina Tolentino Carlin – “Reciprocidades” – Apcef/SP.  
 
Imagem 
 
Foto 
1º lugar: Dieter Klaus Bubeck – “Céu Dourado” – Apcef/SC.  
2º lugar: Josimilson Sales – “O Homem perante a Natureza” – Apcef/RR.  
3º lugar: Ana Cláudia de Albuquerque – “Um Novo Por do Sol” – Apcef/RN.  
 
Filme  
1º lugar: Euber dos Santos Melo – “Ela Não Vai Hoje” – Apcef/SP.  
2º lugar: José Gil Cabral de Sousa – “Garota Exemplar” – Apcef/PE.  
3º lugar: Nelson Ferreira Filho – “Walking Bread II (O Retorno)” – Apcef/RS.  

Música 
 
Composição 
1º lugar: Paulo Roberto de Araújo – Intérpretes: Rachel Gomes e Bento Júnior dos Santos – “Grande Sertões Veredas” – Apcef/PE. 
2º lugar: Paulo César Trabulsi – “Antigos Casarões” – Apcef/MA. 
3º lugar: Carlos Távora Júnior – “Rondônia” – Apcef/RO. 

Interpretação 
1º lugar: Lauro Lenzi – “Do Lado de Dentro” (Marcelo Camelo) – Apcef/SC. 
2º lugar: Sarah Lugon – “Never Enough” (Justin Pal/Berj Pasek) – Apcef/MG. 
3º lugar: Ronaldo de Oliveira – “Cais” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) – Apcef/RJ.     

Compartilhe: