Está definido! A Apcef Sergipe vai sediar a grande final do Talentos Fenae 2022. A decisão aconteceu por meio de votação das Apcefs durante o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), nesta quarta-feira (17).

“Vai ser uma honra receber a todos. É uma grande reponsabilidade, mas temos amplas condições, excelente estrutura em Aracaju, um local de pessoas bastante receptivas. A nossa Apcef contribui muito nas lutas lideradas pela Fenae em defesa dos empregados e da Caixa pública e social”, agradeceu o presidente Diogo Nascimento. Além da Apcef/SE, estavam na disputa a Apcef/PB e Apcef/PE.

“O evento é de todas as Apcefs, já que todas realizam esse grande evento. Portanto, todas as Associações estão de parabéns”, disse o presidente do CDN, Jadir Garcia.

O CDN – Na abertura da reunião, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, falou sobre o momento que os empregados enfrentam em meio às denúncias de assédio sexual e moral no banco, praticados pelo ex-presidente da instituição, Pedro Guimarães. Ele também destacou a Campanha Nacional dos Bancários e as eleições deste ano.

“Este CDN que acontece em um momento importante não só para a categoria, já que estamos em plena campanha salarial, mas para toda a sociedade. Estamos a poucos dias de uma eleição que vai mudar o destino das nossas vidas”, disse Takemoto. “Precisamos defender não somente a Caixa, mas os direitos dos trabalhadores e da população. Nossos debates aqui vão nos posicionar em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária. Sairemos daqui mais forte e unidos para fazer esta luta”, ressaltou.

 

CDN 17.8 Takemoto_ Jadir_ Cardoso 878.png

Funcef – Jair Ferreira e Rogério Vida, eleitos recentemente para, respectivamente, a diretoria de Benefícios e Administração e Controladoria da Funcef foram convidados para falar sobre o trabalho na Fundação. Entre os assuntos, a incorporação do REB ao Novo Plano, que continua em andamento na Funcef, o contencioso, as Mulheres Pré-78 e os Fundos de Revisão de Benefício (FRB) e Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB). Os diretores defenderam um movimento de resistência contra os ataques do governo aos direitos dos participantes.

Movimento Solidário e Moradia e Cidadania – O CDN fez uma apresentação sobre o Movimento Solidário, que mudou a realidade dos moradores das comunidades de Caraúbas, no Piauí e Belágua, no Maranhão. O Conselho também debateu os projetos de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Em 2022, foram 24 projetos apresentados, que devem beneficiar, diretamente, 2.094 pessoas e, indiretamente, 8.376 pessoas. “Estamos fazendo algo que muda e transforma a vida dessas pessoas”, disse Jerry Fiuza, presidente da Apcef/RO e membro do Comitê Gestor da parceria.

Os projetos visam atender comunidades vulneráveis situadas no entorno das sedes sociais das Apcefs. As áreas prioritárias são educação, segurança alimentar, geração de renda, meio ambiente, incluindo as iniciativas esportivas e culturais.

Saúde do Trabalhador – A diretora de Saúde e Previdência, Fabiana Matheus, apresentou uma proposta de ação para os aposentados, com base no resultado da pesquisa sobre a saúde do trabalhador, encomendada pela Federação e realizada em 2021. De acordo com o levantamento, 70% dos aposentados que responderam à pesquisa estão preocupados com a situação financeira. 41% sentem a saúde mental abalada por conta das questões financeiras.

“É um tema que merece toda a nossa atenção. Buscamos uma ação que pudesse dialogar com os resultados alarmantes da pesquisa, tanto para os trabalhadores ativos quanto para os aposentados”, informou Fabiana.

Plantão jurídico – A assessoria jurídica da Fenae falou sobre o plantão jurídico, que atende empregados Caixa associados ou não às Apcefs. Para utilizar o benefício, é preciso solicitar agendamento pelo e-mail fenae@fenae.org.br. As consultas são realizadas de forma virtual, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 14h. As consultas são para as áreas trabalhista, tributária, previdenciária, cível, família ou direito do consumidor. Somente neste ano foram mais de 60 atendimentos.

O CDN volta a se reunir nesta quinta-feira (18), às 9h para tratar de assuntos como a negociação específica da Caixa na Campanha Nacional dos Bancários.

Compartilhe: