Assim como aconteceu na quarta, quinta e sexta-feira, dias 20, 21 e 22 de maio – feriados antecipados em algumas cidades de São Paulo com o objetivo de aumentar o isolamento social e reduzir a propagação do coronavírus -, as agências bancárias funcionarão normalmente na segunda-feira, 25 de maio, feriado em todo o Estado.

O Projeto de Lei do governador João Doria, que antecipa para segunda-feira o feriado de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista de 1932) foi aprovado na madrugada desta sexta-feira (22).

Com postos de saúde e casas lotéricas fechados nos feriados antecipados, as agências da Caixa na capital registraram movimento menor que o normal nos dias 20, 21 e 22 de maio. Mesmo assim, a direção do banco público manteve a decisão de abrir o banco no sábado e no feriado do dia 25.

Ação – A APCEF/SP impetrou ação com pedido de liminar para impedir a abertura das agências durante os feriados antecipados. No entanto, a juíza da 3ª Vara do Trabalho de São Paulo negou a concessão de tutela de urgência na Ação Coletiva proposta pela entidade.

Nas agências, os empregados que estão atuando presencialmente devem registrar o ponto. Toda a jornada de trabalho no feriado é considerada hora extra e o adicional deve ser de 100% sobre o valor da hora normal. Os empregados das agências que estão em home office não devem trabalhar.

Em alguns departamentos, mesmo empregados que estão em home office foram convocados a trabalhar. As entidades representativas estão discutindo com a Caixa a contraprestação pelo trabalho nos feriados para estes empregados e orientando que juntem provas de que trabalharam neste dia para cobranças futuras.

:: Clique aqui para ler a decisão da juíza.

Compartilhe: