A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região participaram de reunião com representantes da SR SP Norte/SUB São Paulo, em 10 de julho, para alinhar a defesa dos empregados após a publicação do novo protocolo de prevenção em agências com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. No início do mês, o assunto também foi discutido na SR SP Leste/SUV São Paulo.

A APCEF/SP ressaltou a importância de adotar todos os novos protocolos definidos pela Caixa. O representante da SR explicou que está buscando resolver todos os casos e que casos diferentes dos previstos nos protocolos estão sendo imediatamente encaminhados para o Comitê de Risco.

Os representantes dos empregados pontuaram que o risco de contágio pelo ar e o cuidado ao definir os empregados que deverão realizar os exames laboratoriais, já que as pessoas compartilham os mesmos ambientes durante todo o dia.

O novo protocolo define que devem realizar exames apenas os empregados que tiverem “contato próximo” com alguém que tenha suspeita de Covid-19 (demonstrada por meio de atestado médico) ou confirmação de Covid-19 (comprovada por exame laboratorial PCR-RT ou sorologia). Este “contato próximo” é definido no protocolo como estar a menos de 1 metro e durante mais de 15 minutos com a pessoa acometida.

A APCEF/SP reforçou ainda que os terceirizados também tenham direito aos exames. “Queremos evitar a demora que ocorreu na agência Perus, que teve cinco infectados e só foi possível afastar as pessoas para testagem após intervenção das entidades”, explicou o dirigente da entidade André Sardão.

As entidades que representam os empregados reforçaram ainda a importância de se manter o rodízio de empregados nas agências, o horário adequado para entrada e a proibição da cobrança de metas pelo WhatsApp.

:: Em caso de pressão para cumprimento de metas ou não cumprimento dos protocolos definidos pela Caixa, denuncie. Envie e-mail para sindical@apcefsp.org.br ou clique aqui.

Compartilhe: