A representante dos empregados no CA da Caixa, Rita Serrano, destaca dois importantes temas no podcast desta segunda, 20: a MP 905, que não foi votada no Senado e perdeu validade, e a reunião realizada no Conselho de Administração, quando foram tratados temas de combate à pandemia interna e externamente.

Os principais enfoques são:

MP 905 caduca, mas mobilização deve prosseguir – “É uma grande vitória dos trabalhadores, obtida após pressão dos movimentos sindicais e associativos, mas o governo já anunciou que vai construir outra MP com mudanças na legislação trabalhista, então temos que ficar alertas”, afirma, lembrando que a MP que caducou incluía jornada maior e trabalho aos sábados e domingos, impactando fortemente na categoria bancária.

Convocação para trabalho no feriado de Tiradentes – A Caixa está convocando empregados de algumas agências para trabalharem neste feriado de Tiradentes, amanhã. A conselheira expressou sua contrariedade à convocação, já que não considera a alternativa eficaz, porque não foi divulgada a tempo e só vai tumultuar ainda mais o atendimento, expondo empregados, clientes e usuários ao contágio e com riscos à segurança.

Filas e aglomerações – Para Rita, é urgente que seja resolvido o problema das filas nas agências, por intermédio de campanha informativa de mídia e contratação de serviço especializado para garantir a distância mínima entre as pessoas e orientá-las. “Muitas vezes a pessoa não precisa necessariamente de atendimento, apenas de informação; o próprio benefício emergencial tem gerado muitas dúvidas. Assim como as entidades associativas e sindicais defendo que sejam contratados vigilantes com EPIs, desarmados, para orientar e garantir distância mínima, evitando chegar dentro agência”, ressalta

Convocação empregados para volta ao trabalho – Durante a reunião do CA foi informado que o banco chamou apenas aqueles que ocupam cargos de direção na matriz. A conselheira é contra ampliar essa convocação que, entende, só deve ocorrer quando houver respaldo de órgãos sérios de saúde atestando que há segurança para a volta ao trabalho. “Ainda precisamos de mais gente em casa e diminuição nas empresas. Ampliar ações de acolhimento e criar linhas eficazes que cheguem às empresas para evitar o desemprego também são medidas necessárias, pois o dinheiro do Estado é público e deve ser usado para garantir a vida da população”, afirma.

No podcast Rita informa, ainda, que está à disposição dos empregados e que deverá percorrer algumas agências nesta terça para checar a situação dos locais de trabalho. Ouça e compartilhe.

Compartilhe: