“Estamos no caminho certo e vamos vencer a batalha para impedir que a Caixa se torne uma S/A”, afirma Rita Serrano; confira atividades agendadas para defesa dos bancos públicos

As atividades e ações em defesa dos bancos públicos e de seus empregados prosseguem de forma crescente em todo o Brasil. Dezenas de audiências públicas vêm ocorrendo em espaços legislativos e entidades associativas e sindicais para destacar a importância das instituições bancárias públicas e denunciar os desmontes que vêm sendo promovidos pelo governo Temer.

Nesta semana acontecem audiências em São Paulo e Minas Gerais e, na próxima, o tema será abordado pela coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, em encontro internacional sediado no Uruguai.

Caixa – Em São Paulo, além da audiência realizada no último dia 7 na Assembleia Legislativa, foi feita uma roda de conversa sobre a Caixa no Sindicato dos Bancários de São Paulo. Participaram do encontro duas ex-presidentas do banco, Maria Fernanda Coelho e Miriam Belchior; Roberto Von der Osten (presidente da Contraf-CUT), Ivone Silva (presidenta do Sindicato dos Bancários de SP), Dionísio Reis (diretor daquele sindicato) e a coordenadora Rita Serrano.

“Estamos no caminho certo. Há manifestações pipocando pelo País todo e, nesta sexta, 10, faremos um grande protesto nacional contra a reforma trabalhista e as privatizações. Vamos vencer a batalha para que a Caixa não vire uma empresa S/A, e isso nos impulsionará a novas conquistas contra esse governo privatista”, destaca Rita.

Ela, que também participou de reunião do CA nesta semana, informa que a votação sobre a transformação da Caixa em sociedade anônima só deve ocorrer no final do mês, e que nesse momento a mobilização para que isso não ocorra é fundamental, porque o resultado dessa pressão é perceptível e já vem dando resultado. “Vamos ampliar a organização e participar das atividades, seja pessoalmente, seja pela rede social. O importante é fazer o movimento crescer cada vez mais”, argumenta.

Uruguai – A IV Reunião da Aliança Latino-americana em Defesa dos Bancos Públicos promovida pela Uni Américas Finanças será realizada entre os dias 14 e 15 de novembro, seguida da Jornada Latino-americana pela Democracia e contra o Neoliberalismo, entre os dias 16 e 18. No ano passado, a jornada encampou a campanha “Se é público, é para todos”, lançada pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas em junho de 2016, no Rio de Janeiro.

 

 

Compartilhe: