O que a alimentação saudável e adequada, prescrita por um nutricionista, pode fazer por você? Uma dieta rica em vitaminas e minerais e água pode melhorar sua saúde e, quanto maior a imunidade, menor o risco de ficar doente.

Cada época do ano tem suas características e requer cuidados específicos para promover a saúde e prevenir doenças. Com a chegada do inverno, é preciso reforçar a imunidade para combater as doenças sazonais e evitar os exageros alimentares. Deve-se priorizar uma dieta equilibrada, com qualidade nutricional e na quantidade adequada para o gasto de energia.

“Além de doenças, fatores relacionados ao estilo de vida podem interferir na função imunológica e, consequentemente, aumentar o risco de infecções. Estresse crônico, sedentarismo ou excesso de exercício físico, privação do sono, tabagismo, etilismo, dietas restritivas e até mesmo a alteração da saúde intestinal são fatores de atenção quando o assunto é imunidade”.

No inverno é aconselhável uma atenção especial na qualidade da dieta. Veja:

1. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados ricos em açúcares e gorduras.

2. Aumentar o consumo de fibras alimentares, como frutas, verduras e hortaliças, grãos e cereais integrais.

3. Consumir alimentos que ajudam a manter a integridade do intestino: frutas vermelhas e roxas, suco de uva integral, cacau, chá verde, folhas verdes escuras (espinafre), além das ervas e especiarias como cúrcuma, orégano, alecrim, hortelã.

4. Hidrate-se! Consumir a quantidade adequada de água é importante para manter um trânsito intestinal regular. A hidratação torna-se ainda mais importante quando aumentamos o consumo das fibras.

5. Ômega 3: auxilia no controle da inflamação. Encontramos esse nutriente nos peixes, semente de chia e linhaça.

6. Vitamina A: auxilia na melhora da resposta dos anticorpos e na manutenção da integridade intestinal: fígado, gema do ovo, leite, cenoura, abóbora, manga e mamão.

7. Vitamina C: além da função antioxidante, o consumo adequado reduz o risco de infecções. É encontrada nas frutas cítricas, tomate, brócolis, agrião, rúcula e espinafre.

8. Vitamina E: também atua como antioxidante, e podemos encontrá-la em óleos e azeite, oleaginosas como amêndoa, avelã, castanha e nozes e no abacate.

9. Zinco: mineral fundamental no crescimento e desenvolvimento do organismo. Está presente nas oleaginosas, sementes de abóbora e girassol, feijões e lentilha.

10. Selênio: presente na carne bovina, peixes, frango e especialmente na castanha do Pará.

11. Ferro: presente em carnes, leguminosas, beterraba e folhas verdes escuras.

É importante ressaltar que devemos priorizar uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados. Além disso, é preciso garantir uma boa hidratação e incluir na rotina fontes alimentares dos nutrientes citados acima. Estes são os cuidados nutricionais envolvidos na manutenção da imunidade.

Atendimento nutricional – Tem interesse em um acompanhamento para uma alimentação mais saudável? Os atendimentos são presenciais ou on-line, às segundas e terças-feiras. Agende pelo (11) 94558-0253 (WhatsApp) ou atendimentonutricional@apcefsp.org.br.

Compartilhe: