Depois de 20 anos de dedicação à Caixa, Luiz Roberto Xavier, 61 anos, se desdobra entre o trabalho como terapeuta e os dois programas de rádio que comanda em Piracicaba. Quando ainda era empregado do banco, Xavier decidiu continuar os estudos de psicologia, não queria se aposentar e deixar de trabalhar.

“Fiz vários cursos, as pessoas não se preparam e o banco toma conta da vida da gente, sempre falei para o pessoal ‘não fique parado’, a gente tem que se aperfeiçoar sempre”, explicou.

Xavier lembra que acompanhou a situação de vários colegas que entraram em depressão, principalmente diante das perspectivas de vida pós-aposentadoria. “Nem todos têm condições de se preparar como eu. Muitos sonham em realizar algo, ter um negócio próprio, mas não têm suporte financeiro e isso pode deprimir as pessoas, antes mesmo de se aposentarem”, ressaltou Xavier.

Hoje, Luiz trabalha como psicólogo clínico e terapeuta sexual. Mas esta atividade o levou além: “Uma vez fui convidado para dar uma entrevista sobre abuso sexual e pedofilia. Era uma entrevista ao vivo e o âncora do programa gostou, então me convidou para fazer um programa semanal aos sábados pela manhã, ao vivo. Fiquei sete anos nesse programa”, contou.

Depois, por iniciativa do próprio aposentado, foi criado um programa na mesma rádio com foco em sexualidade. “Queria que fosse um programa preventivo, com dicas, então montei um piloto e a presidente da rádio adorou. Já faz 16 anos que estou na rádio”, completou, celebrando que muitos empregados da Caixa estão entre os ouvintes.

Toda terça-feira, às 8 horas, Xavier dá dicas sobre sexualidade e, nas quartas-feiras, às 20 horas, recebe convidados de diferentes áreas. “Este é um trabalho educativo, a rádio é uma das mais ouvidas da região”, contou. Para ouvir os programas, basta acessar www.educativafm.com.br.

Não bastassem tantas atividades, Xavier faz questão de manter a prática esportiva e faz parte do time de vôlei dos aposentados da Apea/Apcef. “Para jogar, viajo para São Paulo com muito gosto, seja no futebol ou no vôlei, nunca parei, atividade física é fundamental”.

Para os colegas que desejam se aposentar ou já estão aposentados e querem seguir ativos, construindo novas histórias como ele, Xavier dá a dica: “Tem que viver um dia após o outro, não podemos viver do passado”.

:: Clique aqui para baixar o jornal dos aposentados n. 23, no qual foi publicado esta matéria.


Luiz Roberto Xavier, ao centro, com a camisa 14, nos Jogos dos Aposentados 2018 no clube da APCEF/SP

Compartilhe: