As aulas ao vivo transmitidas pela Rede do Conhecimento, que fazem parte da programação do aniversário de 49 anos da Fenae (29/5), poderão ser acessadas nesta quarta-feira (27/5) pelos usuários participantes da plataforma de educação da Fenae e das Apcefs (Associações dos Empregados da Caixa) no Menu ao Vivo.

A aula especial Gastronomia e harmonização “Fenae Gourmet” começará às 19h com o chef Henrique Salsano. Para acompanhar a aula em tempo real, o aluno deverá ter em mãos antes da transmissão: ingredientes, utensílios sugeridos e adiantar alguns procedimentos das receitas. Todos são fundamentais para fazer a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Salsano é um dos professores dos cursos de Gastronomia que estão na Rede do Conhecimento. Na aula desta quarta-feira, o professor vai desenvolver e orientar os alunos a fazerem Bocados de Camembert e purê de maçã(entrada), Risoto de açafrão com filé mignon grelhado com alecrim com redução de vinho tinto (prato principal) e Mousse de chocolate (sobremesa). A live ainda contará com o suporte de mais dois professores renomados da gastronomia que ficarão de suporte: Pablo André e Denize.

O curso de Gastronomia é um dos mais acessados na plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, que oferece rica variedade de cursos a distância para os empregados da Caixa associados das 27 Apcefs. Conheça os demais cursos em EAD no site da Rede do Conhecimento, que durante os meses de abril e maio também oferece no Menu ao Vivo com novidades, como as lives desta quarta-feira. Às 10h, os aposentados poderão acompanhar o curso ao vivo “Descubra os segredos e mistérios por trás do WhatsApp”.

Ingredientes, utensílios e adiante procedimentos

Para acompanhar em tempo real, o aluno deverá ter em mãos: ingredientes, utensílios sugeridos e procedimentos adiantados antes da live. Confira cada item o passo a passo da entrada, prato principal e sobremesa para fazer antes da transmissão.

Bocados de Queijo Camembert com Purê de Maçã

Ingrediente e quantidade: Farinha de rosca 300g, farinha de trigo 200g, maçã (purê) 4 unidades, manteiga 100g, ovo 2 unidades, pão de massa preta Q/b, papel toalha 1 rolo, queijo tipo camembert 1 unidade, sementes de gergelim Q/b

Utensílios: Bowl grande, bowl médio, escumadeira ou pegador, faca de chef, faca de serra, liquidificador, mixer ou processador, panela pequena, prato para servir, prato raso grande, tábua para manipulação de laticínios (branca), tábua para manipulação de vegetais (verde).

Procedimentos para adiantar antes da live (Bocados de Queijo Camembert com Purê de Maçã). Os procedimentos do 1 ao 5, devem ser adiantados e reservados até o momento da aulive, purê de maçã (refrigerador) e triângulos de queijo empanado (congelador);

1 – Descascar as maçãs, retirar as sementes e cortá-las em pedaços pequenos; 2 – Em uma panela com um pouco de água, colocar as maçãs e levar ao fogo até que elas estejam macias (elas devem cozinhar em pouco líquido, mas se necessário adicionar mais líquido pouco a pouco); 3 – Após cozidas, processá-las em um liquidificador, processador ou mixer, o purê deve ficar com uma consistência mais seca. 4 – Congelar ligeiramente a peça de queijo camembert e cortar em triângulos (geralmente uma peça rende 6 triângulos); 5 – Seguir para o empanamento, passando os triângulos na farinha de trigo, nos ovos batidos e por último na farinha de rosca, levar para congelar;

Os demais procedimentos serão realizados durante a aulive, onde os utensílios e insumos deverão estar a mão para realização e finalização do preparo.

Risoto de açafrão com filé

Ingredientes e quantidade: Açafrão em pistilo 6 pistilos, alecrim in natura ½ maço, alho 2 dentes, alho poró 1 unidade, arroz arbóreo, carnaroli ou vialone nano 1 xícara (chá), azeite 100ml, cebola 4 unidades, cenoura 1 unidade, cravo 3 unidades, filé mignon cubos (180g), louro 1 folha, manteiga 120g, pimenta do reino Q/b, queijo parmesão 50g, sal Q/b, salsão ½ maço, salsinha ½ maço, tempero Paellero (opcional) 2g, tomilho in natura ½ maço, vinagre balsâmico ¼ xícara (chá), vinho tinto seco 2 xícaras (chá).

Utensílios: balança, bowl médio, bowl pequeno, colher de polietileno, colher de sopa, copo medidor ou xícara medidora, descascador de vegetais, faca de chef, fouet, frigideira, panela média, panela pequena, pão duro (espátula de silicone), peneira, ralador, tábua para manipulação de carne (vermelha), tábua para manipulação de vegetais (verde) e tesoura.

Procedimentos para adiantar antes da live (receita 1. Fundo de Vegetais)

*Adiantamentos do preparo:

1 – Cortar a cebola, a cenoura e o talo de salsão em pedaços médios; 2 – Para o B.G, utilizar a folha do alho poró como apoio de forma a acomodar todos os demais ingredientes dentro dela, fechar e amarrar com o barbante; 3 – Colocar os vegetais cortados, a água e o B.G em uma panela média e levar ao fogo baixo por 45 minutos; 4 – Coar e utilizar o líquido.

Realizar todo procedimento da receita 1 e reservar o conteúdo em uma panela até o momento da aulive; Fazer separação do fundo para o risoto e para o molho de vinho tinto.

Procedimentos para adiantar antes da live (receita 2. Molho de Vinho Tinto)

*Adiantamentos do preparo:

1 – Laminar a cebola e o alho em cortes finos; 2 – Numa frigideira juntar a cebola e o azeite e refogar por 3 minutos, até ficar translúcida. Juntar o alho e o alecrim e deixe cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sempre; 3 – Regar com o vinagre balsâmico e quando formar um xarope juntar o vinho tinto. Deixar cozinhar até que dois terços do líquido tenham evaporado; 4 – Juntar o fundo de vegetais e deixe reduzir pela metade; 5 – Retirar o ramo de alecrim e temperar com sal e pimenta-do-reino moída na hora; 6 – Juntar a manteiga e misturar vigorosamente (caso fique um molho muito espesso, deve-se acrescentar um pouco de fundo de vegetais quente, até o ponto desejado). Coar antes de servir.

Realizar todo procedimento da receita 2 e reservar conteúdo para finalização do prato durante a aulive.

Procedimentos para adiantar antes da live (receita 3. Risoto de Açafrão)

*Adiantamentos do preparo:

Picar a cebola e separar todos os insumos necessários para o processo de produção durante a aulive

Procedimentos para adiantar antes da live (receita 4. Filé com Ervas)

*Adiantamentos do preparo:

Fazer separação de todos insumos necessários para o processo de produção durante a aulive.

Mousse de chocolate

Ingredientes e quantidade: Açúcar 54g, chocolate amargo (66% ou mais) 234g, creme de leite fresco 180ml, gemas 84g, hortelã p/ decoração (opcional Q/b), morango p/ decoração (opcional) 200g.

Utensílios: batedeira, bowl médio, faca de chef, fouet, panela média, panela pequena, pão duro (espátula de silicone), ralador, recipiente para serviço, tábua para manipulação de alimentos coccionados (bege).

Procedimentos para adiantar antes da live (Mousse de Chocolate)

Cortar em pedaços pequenos o chocolate e separar todos os utensílios e insumos para realização do preparo durante a aulive.

:: Acesse o site da Rede do Conhecimento, menu ao Vivo.

Compartilhe: