O Telecentro de Belágua (MA), montado pela Fenae em parceria com a colônia de pescadores do município e o Grupo Geração Santa, será inaugurado em janeiro. Na primeira fase, o espaço vai atender cerca de 200 crianças e adolescentes que já fazem parte de atividades já desenvolvidas na cidade, como reforço escolar, balé, futebol e voleibol.

Trata-se de uma das ações desenvolvidas na cidade pelo Movimento Solidário, programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, com apoio da Wiz e da Integra Participações. A ideia é que, futuramente, toda a população também se beneficie das aulas de Word e Excel geridas pelo Grupo Geração Santa. Posteriormente, haverá internet livre.

Para concretizar a implantação do Telecentro, o Movimento Solidário gerenciou as doações dos empregados da Caixa e da sociedade em geral, disponibilizou os computadores, realizou a reforma do espaço e disponibilizou mesas, cadeiras e outros equipamentos. O espaço foi cedido pela Colônia de Pescadores de Belágua. Os monitores são voluntários.

“Com muita disposição estamos conseguindo mudar a realidade de Belágua. Primeiro levando condições para a melhoria de vida, com alimentação, com projetos de geração de renda, e agora fortalecendo-os com atividades que proporcionam capacitação”, avalia Jair Ferreira, presidente da Fenae. “Todo esse avanço vem sendo alcançado com as doações feitas pelos empregados da Caixa de todo o país”, reforça.

Movimento Solidário

O objetivo do Movimento Solidário é levar desenvolvimento sustentável para regiões em condições precárias em todo o país, buscando erradicar a pobreza extrema, elevar os níveis de ensino e saúde, e promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. O projeto já mudou a realidade de Caraúbas (PI), e atualmente tem frentes de trabalho em Belágua (MA) e no Lar das Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ).

Mais informações sobre o projeto: www.fenae.org.br/movimentosolidario.

Compartilhe: