Desde setembro a Apcef Goiás, em parceria com a Moradia e Cidadania, desenvolve a Horta Escola, um dos projetos que receberam recursos da Fenae para ações sociais propostas pelas Apcefs nas comunidades do entorno das Associações.  O local escolhido para abrigar a horticultura foi a Escola Pedro de Camargo, entidade mantida pela Obras Sociais Espírita Caminheiros de Jesus (Oscecaje) na periferia de Goiânia, capital do estado.

Alface, rabanete, cenoura, couve, coentro, agrião, rúcula, beterraba e abóbora, entre outras verduras e legumes, agora enriquecem a merenda escolar de 152 alunos. Duas vezes por mês, as famílias recebem um kit com a colheita feita na horta. “É uma grande emoção ver a alegria das famílias no dia da colheita e por isso sempre convido os diretores da Apcef, os associados e empregados da Caixa para acompanhar a entrega, porque vale a pena ver o resultado prático das doações e do esforço de todos para ajudar os mais carentes”, afirmou o presidente da Apcef/GO, João Fortunato Barros.

Na avaliação do presidente da Fenae, Sergio Takemoto, essa integração entre a comunidade carente e os empregados e entidades que buscam ações sociais inclusivas é um dos objetivos da Fenae ao disponibilizar esses recursos para os projetos: “A intenção do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e da direção da Fenae foi realmente a de promover a cidadania a partir da ação coletiva e solidária”, salientou.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás também colaborou com recursos para compra de materiais de infraestrutura, como a perfuração do poço artesiano, a montagem da caixa d’água e cessão de mão de obra de prestadores de serviços que cumprem penas alternativas. Um engenheiro agrônomo voluntário orientou o plantio e com os recursos da Fenae foi possível garantir uma manutenção diária para que a horta pudesse produzir de forma duradoura e planejada.

“Esse projeto é um exemplo de que trabalhando em conjunto há mais possibilidade de atender melhor as famílias que mais precisam. Como a escola e a comunidade têm uma relação muito próxima, conseguimos garantir o envolvimento de todos e a segurança alimentar e qualidade de vida dos participantes” afirmou João Batista Cascalho da Silva, coordenador estadual da Moradia e Cidadania.

Inclusão

Outra vertente do projeto é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende 210 crianças de 6 a 14 anos, 30 adolescentes de 15 a 17 anos e 30 idosos acima de 60 anos. Para as crianças há reforço escolar, oficina de informática, atividades manuais e recreativas; para jovens, curso de informática básica e para idosas, atividades manuais, oficina de informática com alfabetização e alongamento.

São entregues cestas básicas para as famílias dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos que participaram das atividades assiduamente no período de agosto a dezembro de 2022.

 

Compartilhe: