O Projeto “Horta Escola” promoveu, no último sábado (18/12), a distribuição de mais uma colheita de hortaliças para complementar a alimentação ou ajudar na renda de famílias atendidas pelo projeto de parceria da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal), Associação de Pessoal da Caixa em Goiás (Apcef/GO), ONG Moradia e Cidadania e entidades apoiadoras.  

 As beneficiadas são pessoas de baixa renda, de Goiânia (GO), ligadas a alunos da escola Pedro de Camargo, mantida pelas Obras Sociais Espírita Caminheiros de Jesus, e famílias que têm a mulher como responsável pelas despesas do lar. Uma das atendidas nesta situação foi contemplada com a ajuda na construção de uma horta doméstica, no dia 1/12. 

Além da distribuição dos kits de hortaliças, o projeto realizou mais duas ações adicionais às já programadas: um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com minipalestras (atendendo a 210 crianças, de 6 a 14 anos, 30 adolescentes, de 15 a 17 anos, e 30 idosos acima de 60 anos) e a doação de 150 cestas básicas.  

“Esse projeto foi muito importante, pois deu visibilidade à Apcef/GO e nos mostrou o potencial da união com a ONG Moradia e Cidadania na realização de ações futuras. Foi um primeiro passo para explorar a vocação de assistência que as duas entidades possuem para poder realizar mais para pessoas carentes”, disse o vice-presidente da Apcef/GO, João Fortunato da Silva, que acompanhou as ações do projeto no exercício interino na presidência da entidade. 

Conforme o projeto de Goiás, implantado por meio do Edital 001/2021 da Fenae, 545 pessoas foram beneficiadas nas três últimas colheitas da horta, cujo ciclo é de aproximadamente 40/45 dias. As ações da ONG de empregados da Caixa ajudaram nas fases da colheita e distribuição dos kits, compostos por duas espécies de alface, coentro, cebolinha, couve e rúcula. 

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, fala da satisfação com a iniciativa. “É muito gratificante acompanhar o envolvimento de nossas entidades nessa ação com foco nas comunidades, contribuindo para o bem-estar dessas crianças e de famílias que vivem em situação difícil, diz” 

Para Denise Viana, membro do Comitê Gestor da parceria entre as entidades, “os projetos vêm transformando, aos poucos, a vida dos beneficiários. Nossa parceria é construída por diversas mãos. Nada seria possível, sem a coragem e determinação das comunidades que estão abraçando os projetos. Essa é a esperança que nos move”. 

União de força e representatividade 

O presidente executivo da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Körbes, destaca o significado da união das entidades ligadas aos empregados Caixa e o que a visibilidade e a capacidade de mobilização representam em benefício de terceiros – que vivem em extrema fragilidade.  

“Quando nos unimos, os resultados vão muito além da soma. A articulação dos colegas da Caixa; dos aposentados, por meio de nossas entidades que estão em todo o país, nos mostra que podemos e devemos fazer a nossa parte em busca de um mundo melhor. Além disso, podemos dar exemplos para que outras entidades também se juntem para ajudar a melhorar a qualidade de vida de tantas pessoas que vivem em imensa fragilidade social”, afirma Körbes, ao lembrar a grande vantagem dessa união é que à frente dela há um grande contingente de empregados Caixa, que, por natureza, já têm um olhar social, com muita vontade de ajudar o outro. 

“Desde a implantação do projeto “Horta Escola”, há 6 meses, com as parcerias da Fenae e Apcef/GO, foi possível beneficiar centenas de famílias em vulnerabilidade social. E o projeto continua avançando em seus objetivos, no dia 1º de dezembro foi implantada a primeira horta doméstica na casa da beneficiária Terezinha Maria da Silva, com mudas de alface, couve, rabanete e coentro. A moradora da comunidade ficou muito agradecida, pois ajudará na alimentação saudável da sua família. A união de forças retrata a responsabilidade social dos diversos setores da sociedade, importante aliada na redução da exclusão social”, explica João Batista Cascalho da Silva, coordenador estadual da PNG Moradia e Cidadania.  

Em Goiânia, projeto é realizado nas dependências da instituição Obras Sociais Espírita Caminheiros de Jesus (Oscecaje), localizada à Rua Natalina Bahia, Chácara 27, Quinta do Rio Dourado. 

Editais da Fenae 

Doze projetos visando reduzir a desigualdade social foram selecionados para receberem recursos da Fenae, por meio do Instituto Fenae Transforma, em quatro na área de educação e oito de hortas comunitárias nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. São propostos pela ONG e Apcefs. 

 

Compartilhe: