A comunidade Santana, localizado em Belágua (MA), parou nesta segunda-feira(16) para comemorar a inauguração de nove banheiros construídos com recursos doados por empregados da Caixa Econômica Federal, através do Movimento Solidário- programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs – e com a mão de obra dos moradores. Adultos e crianças receberam com festa os diretores da Fenae, representantes de Apcefs, lideranças sindicais e comunitárias que participaram do lançamento do projeto de saneamento básico.

“É um sonho antigo que a Fenae e os funcionários da Caixa estão realizando. Nós nunca tivemos condições de fazer essa obra”, conta João de Araújo Lima, um dos moradores de Santana que participou da construção. Nascido na região, ele tem oito filhos e seis netos que moram em Santana. Como os demais moradores da comunidade utilizava sanitários improvisados.

Foi a própria comunidade que demandou a construção dos banheiros ao Movimento Solidário. “Nós estávamos prejudicando nós mesmos. Primeiro, quando fazíamos as necessidades a céu aberto, depois melhorou um pouco com as fossas de barro, mas não era o ideal. Agora sim temos banheiros”, disse o líder comunitário Eudes Gomes.

A construção dos banheiros levou cerca de um mês. Cada unidade, que conta com vaso sanitário, chuveiro e tanque, custou apenas R$ 4.500. Esse valor foi possível porque foram construídos pelos próprios moradores e com a parceria do município, governo do estado e comerciantes da região.

Moram em Santana 9 famílias que tem como principal atividade econômica a agricultura familiar. A região é rica em árvores frutíferas que ajudam também no sustento de crianças e adultos.

Prestigiaram a inauguração o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, e os diretores Moacir Carneiro, Giselle Menezes e José Tanaka; o diretor do Instituto Fenae, David Borges; o vice-prefeito de Belágua, Norton Nazareno;  os presidentes de Apcefs: Gloria Araujo (Piauí), Krumaré Zacariotti (Tocantins) e Iran Neves (Amapá) ; a vice-presidente da Apcef/PI, Hortência Oliveira; a diretora da Apcef/DF, Celeste Fonseca; o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Odaly Medeiros; vereadores, lideranças comunitárias de Belágua, além de Eduardo Ribeiro e Rogério Rodrigues, empregados da Fenae convidados para conhecer o projeto.

Jair Ferreira agradeceu o apoio e reconhecimento que o Movimento Solidário está recebendo da prefeitura e vereadores de Belágua, do governo do Estado e especialmente das comunidades que têm se engajado nos projetos que começaram a ser implantados a partir de 2015, e por último aos empregados da Caixa. “Graças ao apoio dos nossos colegas com as doações e compras de produtos com a marca da Fenae e do Movimento Solidário, que tem sido possível fazer tudo o que foi feito nesses últimos quatros anos e melhorar a vida de tantas famílias no município”, enfatizou o presidente da Fenae.

O diretor Sociocultural da Federação, Moacir Carneiro, também agradeceu as comunidades. “É um prazer estar mais uma vez aqui em Belágua para trazer mais melhorias para o município e ver como as outras comunidades estão avançando com apoio da Fenae”, ressaltou.

Os presidentes das Apcefs Amapá e Tocantins, Iran Neves e Krumaré Zacariotti, respectivamente, e o diretor da Fenae, José Tanaka, visitaram Belágua pela primeira vez e manifestaram a satisfação de ver o êxito das ações de desenvolvimento sustentável promovidas pelo Movimento Solidário.

Compartilhe: