“O autoritarismo da Caixa, o reajuste arbitrário das mensalidades e o desejo do banco de diminuir ao máximo sua participação no custeio do plano são os principais desafios que o Conselho de Usuários do Saúde Caixa irá enfrentar”, resumiu a diretora da APCEF/SP e membro do conselho de usuários, Ivanilde de Miranda logo após a posse do Conselho.

No final de janeiro o banco deu mais uma amostra de sua posição autoritária impondo de forma unilateral reajuste no valor cobrado nas mensalidades. Ivanilde lembra que, sem diálogo com o conselho de usuários e nem com as entidades representativas, a Caixa simplesmente enviou o comunicado aos empregados com a definição do valor.

A atitude desrespeita o acordo coletivo assinado pelo próprio banco. O acordo estabelece período e forma para o cálculo do custeio. Nele também está definido apresentação de balancete, discussão sobre reajuste e até mesmo destinação de saldo superavitário, o que é o caso da Caixa. Segundo Ivanilde, isso mostra que além de autoritária a atitude da Caixa é contraditória.

O reajuste foi suspenso pela justiça após ação impetrada pela Contraf-CUT, pela Fenae e por sindicatos de bancários de todo o Brasil. Logo depois surgiu a especulação de que a Caixa deseja fazer mudanças no modelo de custeio do plano de saúde, com o propósito de reduzir drasticamente a participação do banco. “É uma severa ameaça às conquistas de anos de luta dos empregados. A Caixa quer transferir ao máximo para os usuários os custos do plano”, apontou.

Posse

Na tarde desta terça-feira (21), tomaram posse os novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Durante a cerimônia, os representantes eleitos pela chapa Movimento pela Saúde em janeiro deste ano reafirmaram o compromisso de representar os interesses de todos e fortalecer cada vez mais o plano de saúde, incentivando a participação e a transparência na ação do colegiado.

São eles: Ivanilde Moreira (São Paulo/SP), Eliane Streicher Chatah (São Paulo/SP), Maria Izabel Menegatti (Rio de Janeiro/RJ), Edmar Martins André (Vitória/ES), Zuleida Martins Rosa (Florianópolis/SC), Helenilda Ribeiro Cândido (Brasília/DF), Márcia Boiczuk Krambeck (Curitiba/PR), Lilian Minchin (Campinas/SP), Vera Lúcia Leão (Goiânia/GO) e Paulo Moretti (Recife/PE).

As reuniões ordinárias do conselho serão realizadas nos dias 10 de maio, 28 de junho, 13 de setembro e 13 de dezembro.

Compartilhe: