Segundo dados divulgados pela Caixa, referentes à setembro de 2018, apenas 24,4% das empregadas possuem função gerencial ou são chefes de unidade. Já entre os homens, 27,6% deles ocupam estas funções.

Entre os chefes de unidade 27,6% são mulheres e com função gerencial elas representam 44,6%.

A própria diretoria da Caixa (presidente e vices) é um exemplo desta falta de oportunidades já que não possui mulheres. No conselho, que tem oito membros, apenas três são mulheres, entre elas a presidente do conselho, indicada pelo governo (Ana Paula Vescovi), e a eleita pelos empregados (Rita Serrano). Isso sem contar que em seus mais de 100 anos de história a Caixa teve somente duas presidentas.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou no mês de setembro um estudo sobre a situação das mulheres no mercado financeiro. Para isso, a instituição usou dados de 800 bancos em 72 países, de 2001 a 2013, no caso dos conselhos, e 115 países, de 1999 a 2017, no caso das agências reguladoras.

Segundo a pesquisa, mulheres representam apenas 2% dos CEOs (chefiam 15 dos 800 bancos analisados) e 20% dos conselheiros. Uma das regiões com piores resultados neste estudo é a América latina.

No Brasil os dados demonstram que a presença feminina diminui conforme se aumenta a hierarquia. No Itaú Unibanco, maior banco do país, não há mulheres entre os 12 conselheiros eleitos em 2017 e dos 23 diretores há apenas duas mulheres.

Nas demais instituições financeiras a situação é muito semelhante. Incluindo o Banco do Brasil, onde não há mulheres na presidência nem na vice-presidência, que, somadas, têm 10 vagas. Além disso, entre os 27 diretores há somente 2 mulheres.

Os números têm mostrado que, apesar de entrarem no banco em um número muito próximo que o de homens, algo ocorre no meio do caminho impedindo que as mulheres cheguem nos cargos de chefia na mesma proporção que os homens.

O que é ainda mais curioso quando se leva em consideração a qualificação da população feminina, em geral com mais anos de estudos. O FMI destaca uma análise do Credit Suisse  que mostra que no setor 30% das mulheres são graduadas em economia e 50% são graduadas em negócios.

Em sua conclusão a pesquisa ainda aponta que os bancos com maior presença feminina em cargos gerenciais e diretorias apresentam melhores resultados do que os que não têm.

O FMI sugere duas explicações para esta constatação: a primeira é que conselhos com diversidade de pontos de vista têm melhor desempenho que os homogêneos.

A segunda lembra que, por causa do preconceito, os obstáculos para mulheres no setor financeiro costumam ser maiores, o que pode levar a apenas as mais qualificadas e eficientes que seus pares masculinos a superarem estes entraves.

 

Compartilhe: