A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), enviou um ofício ao Ministério da Economia solicitando imediata investigação e afastamento do atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

No documento, a CEE afirma que a conduta do presidente prejudica à imagem da empresa, que deve respeitar os princípios constitucionais da administração pública, principalmente, a legalidade e a moralidade, sendo a Caixa empresa pública de grande visibilidade, que tem papel social de suma importância.

“Esse pedido de afastamento é fundamental para que as investigações sejam realizadas de maneira isenta. E não basta a saída somente do presidente Pedro Guimarães – é urgente que se faça uma apuração rigorosa e, se houver conivência ou omissão de outros dirigentes do alto escalão da Caixa, que também sejam afastados e punidos de acordo com a Lei”, destacou Cardoso, o coordenador da CEE/Caixa e diretor de Administração e Finanças da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

O documento reforça ainda que “a Caixa é signatária da Convenção Coletiva, que prevê nas cláusulas 48 e 49, o repúdio a qualquer tipo de violência à mulher, bem como o compromisso de prevenir os conflitos no ambiente de trabalho e a condenação explícita a qualquer ato de assédio (cláusula 61).”

:: Confira aqui o ofício na íntegra:

Fenae pede afastamento de presidente da Caixa – A Fenae também manifestou indignação frente aos relatos de empregadas do banco e reforçou a solidariedade às vítimas.

A diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, ressaltou a coragem das mulheres que denunciaram os casos de assédio. “É extremamente importante a união de todas elas”, diz. “Vemos a força desse caso, que ganhou repercussão nacional e demanda a saída imediata de Pedro Guimarães da presidência da Caixa. Nós, mulheres da Fenae, nos solidarizamos com todas as vítimas”, enfatiza a diretora.

Para o presidente da Federação, o caso é estarrecedor. “A Fenae se solidariza e está à disposição de todas as empregadas que fizeram a denúncia. Pedro Guimarães deve ser afastado”, afirma o presidente da Federação, Sergio Takemoto. “As empregadas e os empregados da Caixa, que tanto contribuem para a construção dessa empresa, merecem respeito. Não toleramos qualquer violência contra as mulheres”, ressalta Takemoto.

Compartilhe: