20160624_115212_interna.jpg

O vice-presidente de gestão de pessoas da Caixa, Marcos Fernando Jacinto, reafirmou que o banco não pretende realizar contratações este ano. “Não temos planos de fazer contratações”, declarou.

 A APCEF/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região entregaram nesta sexta-feira, dia 24, um ofício com questionamentos e reivindicações ao VP, que logo em seguida adiantou o posicionamento da direção quanto a novas contratações.

A entrega ocorreu durante visita de Jacinto a Gipes. Como a principal exigência dos trabalhadores é a melhoria nas condições de trabalho, o ofício cobra da diretoria da Caixa diálogo, transparência e respeito às negociações.

Com a não reposição de trabalhadores que saem pelos seguidos Programas de Apoio à Aposentadoria, uma das principais demandas dos empregados é pelo retorno das contratações. “Tudo isso tem tornado o dia a dia dos empregados insuportável, com a consequente sobrecarga de trabalho, que leva a afastamentos, doenças do trabalho, constante extrapolação de jornada”, aponta o documento. De acordo com dados do CAGED, o banco, que chegou a ter quase 101 mil trabalhadores em 2014, mas fechou o mês de abril desta no com 96.186 empregados.

"Somente neste ano, a redução foi de mais de 1.300 trabalhadores, em um quadro de pessoal que já estava defasado pela não reposição dos empregados que aderiram ao PAA. A sobrecarga nas unidades da Caixa ultrapassou a muito tempo qualquer limite, e a direção da empresa deve apresentar uma solução para este problema, que tende a se agravar com os desligamentos previstos pelo último PAA",  ressaltou Leonardo Quadros, diretor da APCEF/SP.

O ofício também cobra da direção do banco respostas a problemas que afligem diversos segmentos. A situação dos empregados do penhor, que estão bastante apreensivos com informações extraoficiais que têm circulado, sobre a descaracterização da insalubridade da área, também foi questionada, assim como a cobrança abusiva de metas.

 O vice-presidente afirmou que estas questões serão respondidas em breve.

Compartilhe: