O Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública divulgou nesta quinta-feira, dia 12, que o “tuitaço” contra a proposta de abertura de capital do banco será realizado no dia 25 de março. Nesta data, a partir das 20h, empregados da instituição, dirigentes de entidades do movimento sindical e associativo e todos os brasileiros que apoiam a causa devem postar no Twitter mensagens utilizando a hashtag #DilmanãovendaaCaixa. Para ampliar a mobilização, a mesma hashtag pode ser usada em outras redes sociais, como Facebook e Instagram.

A realização de mais essa mobilização foi definida na sexta-feira passada, dia 6, durante a primeira reunião do Comitê Nacional. O fórum é integrado pela Fenae, Contraf, CUT, CTB, Intersindical e CSP–Conlutas.
Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreiro, a meta é colocar o assunto entre os mais comentados no Twitter e movimentar outras redes. “O intuito é mostrar que a mobilização por uma Caixa 100% pública está se fortalecendo”, disse.
O presidente da Contraf/CUT, Carlos Cordeiro, destaca que a categoria continua no aguardo de uma posição oficial do Palácio do Planalto. “A imprensa diz que o governo desistiu da abertura de capital da Caixa. Isso, porém, não basta. Já solicitamos audiências com a presidenta Dilma, com o ministro Miguel Rossetto e com a presidente do banco, Miriam Belchior. Enquanto não vem essa confirmação, continuaremos mobilizados em todo o país”, avisa.

Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa – Contraf/CUT), espera que o “tuitaço” entre para a história tal como o Dia Nacional de Luta, que ocorreu em 27 de fevereiro. “Naquela data, milhares de trabalhadores do banco postaram fotos com o cartaz ‘Eu defendo a Caixa 100% pública’. Além disso, dezenas de atos e seminários estão sendo realizados país afora. No dia 25 de março, é hora de reforçamos a nossa posição: a abertura de capital não interessa ao Brasil e aos brasileiros”, ressalta.

Novas mobilizações
Na reunião do último dia 6, o Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública definiu uma série de ações. Na questão organizativa, a prioridade será a criação de comitês estaduais, com prazo-limite até 20 de março, e a realização de encontros abertos para envolver a sociedade no debate. Já na área da comunicação, além do “tuitaço”, ficou definido que o fórum produzirá materiais específicos para informar, entre outros, empregados do banco, clientes, movimentos sociais, gestores e parlamentares.

Já na etapa de mobilização, além do pedido de audiência com Miriam Belchior, será agendada uma data para o envio de e-mails a fim de pressionar parlamentares do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores. Também será divulgado um manifesto com assinaturas de intelectuais e personalidades nacionais. Outra ação importante será o acompanhamento da agenda de Dilma Rousseff e da presidente da Caixa, para realizar manifestações em defesa da Caixa 100% pública.

>> Clique aqui e confira as orientações do Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública.

Fonte: Fenae Net
 

Compartilhe: