Da Agência Fenae

Reunião ampliada teve o objetivo de preparar a 10ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada em São Paulo, de 25 a 29 de julho

No seminário que a Contraf-CUT realizou em preparação à 10ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, ocorrido na semana passada em São Paulo, foram aprovados eixos indicativos da campanha salarial de 2008 para subsidiar o debate nas conferências estaduais e regionais que as Federações dos Bancários do Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo promovem no período de 11 a 19 de julho. Foram aprovadas as seguintes orientações:

– Reafirmar o princípio da negociação com mesa única e unidade do Comando Nacional, com a inclusão de todas as centrais sindicais (CUT – Conlutas – CTB – UGT – Nova Central – Intersindical e demais centrais).

– Estratégia de campanha salarial: reafirmar a mesa única da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para os temais gerais, articulada com negociações específicas simultâneas nos bancos públicos federais. Todas as negociações são de responsabilidade do Comando Nacional, com o assessoramento das comissões de empresa.

– Aumento real de salário.

– Elevação dos pisos salariais, tendo como patamar o salário mínimo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

– Plano de Cargos e Salários (PCS) em todos os bancos.

– Melhorar as condições de trabalho, com foco nos seguintes eixos: jornada de seis horas para todos, mais segurança nas agências, mais saúde para os bancários, fim das metas abusivas e do assédio moral, contratação de mais bancários, ampliação do tíquete-alimentação e auxílio-creche/babá igual ao salário mínimo.

– Contratação da remuneração total.

– Novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

– Incluir nova conquista na Convenção Coletiva Nacional dos bancários. As conferências estaduais e regionais devem fazer a discussão e trazer propostas para a 10ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

– Igualdade de oportunidades.

– Implementação da Organização nos Locais de Trabalho (OLT).

– Democratização dos bancos públicos e privados, com eleição de representantes dos bancários nos conselhos de administração.

– Intensificar a campanha pela aprovação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

– Retomar já com a Fenaban as negociações das questões pendentes da campanha salarial do ano passado, a exemplo da segurança bancária, saúde e assédio moral.

– Realização dos congressos dos bancos em março de 2009, com número maior de delegados, para aprofundar a discussão das questões específicas e estabelecer a pauta de negociação do ano todo.

– Conferência Nacional dos Bancários em julho de 2009, para discutir os temas gerais da categoria.

– Eixo político: ampliação do crédito para a produção de alimentos, para combater a inflação.

– Indicar ao Comando ao Nacional a inclusão de um quarto tema para discussão, no dia 25 de julho, na Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro : a incorporação do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), do Banco Regional de Brasília (BRB) e da Nossa Caixa ao Banco do Brasil.

– Após a campanha salarial de 2008, a Contraf-CUT buscará entidades representativas da sociedade para discutir a necessidade de haver um controle social do sistema financeiro e o papel dos bancos, tanto públicos como privados, do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional (CMN). O objetivo é construir uma nova proposta para a regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal.

– Defesa dos bancos públicos federais, regionais e estaduais.

Compartilhe: