Fonte: Fenae Net

A Contraf/CUT encaminhou esta semana ofício à direção da Caixa reivindicando a revisão dos valores do crédito consignado e a inclusão dos aposentados entre os beneficiados do empréstimo. O documento foi elaborado depois que a empresa divulgou circular normativa, na qual estipula as taxas de juros dos empréstimos consignados aos empregados, com valores em desacordo com o que foi firmado durante negociações da campanha salarial deste ano.
Na correspondência, a Contraf/CUT lembra que a Caixa comprometeu-se em negociação a praticar a menor taxa de juros do mercado na modalidade. No entanto, segundo a entidade, “a tabela divulgada pela empresa traz valores acima do praticado em convênios estabelecidos com os Tribunais Regionais Federais e com os Tribunais de Justiça dos estados, que é de 1,30% ao mês para qualquer prazo”. A taxa para o empréstimo consignado aos empregados, a partir de 13 meses, é de 1,49%.
No entendimento da Contraf/CUT, a Caixa precisa estender a taxa praticada nestes convênios para os empregados, corrigindo essa distorção e honrando o acordo que fez com os trabalhadores. É reivindicada ainda a extensão dos empréstimos consignados para os aposentados.
A APCEF/SP havia encaminhado, em 31 de outubro, ofício com o mesmo teor, cobrando da Caixa o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2008 e a inclusão dos aposentados no benefício.

Compartilhe: