Da Agência Fenae

Documento avalia como positiva crescente participação da categoria na greve e repudia postura intransigente dos bancos públicos e privados por não apresentarem proposta

Reunido no último sábado, dia 11 de outubro, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários divulgou nota na qual avalia como positiva a crescente participação da categoria bancária na greve por tempo indeterminado, “que chegou a paralisar mais de cinco mil agências, departamentos e centros administrativos em todos os estados do País, com forte adesão em todos os bancos”.
O documento do Comando Nacional repudia a postura intransigente dos bancos públicos e privados, que desde o dia 24 de setembro não apresentam qualquer proposta para apreciação dos bancários. Para o Comando, “é preciso que os banqueiros cumpram sua obrigação legal e continuem com as negociações, apresentando propostas condizentes com os anseios da categoria bancária”.
A nota lembra que a pauta de reivindicações dos bancários, além de melhores salários e condições dignas de trabalho para a categoria, inclui diversos temas que visam melhorar a qualidade do atendimento para clientes e usuários, diminuindo o tempo nas filas e humanizando as relações nos bancos. O documento afirma que, entre esses itens, estão a contratação de mais bancários e a criação de dois turnos de atendimento.
A nota do Comando Nacional dos Bancários orienta os sindicatos a fortalecerem a greve nos próximos dias, de modo a aumentar a mobilização e esclarecer os bancários sobre a importância do movimento.
Em seu parágrafo final, o documento diz que somente com a participação de todos os trabalhadores será possível avançar nessa campanha salarial de 2008 encerrá-la de forma vitoriosa como no ano passado.
O Comando Nacional dos Bancários voltará a reunir-se nesta quarta-feira, dia 15 de outubro, em São Paulo, para debater os rumos da greve nacional da categoria bancária.

Compartilhe: