Da Agência Fenae

A Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT, assessorada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), entregou em 5 de agosto, em Brasília, ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, documento com pedido para que a empresa acate a Convenção Coletiva Nacional que a Executiva Nacional dos Bancários começa a negociar com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a partir de 8 de agosto, na capital. Em resposta a essa solicitação, Mattoso afirmou que a decisão da Caixa de participar ou não da mesa única cabia exclusivamente ao governo federal, acrescentando que não via até o momento qualquer indicação de mudança na posição governamental em relação ao tema.
Durante a entrega do documento à Caixa, a representação dos empregados deixou claro que os bancários são uma única categoria, independentemente de trabalharem em bancos privados ou públicos. A CNB/CUT também aproveitou o encontro para reforçar o pedido de reconhecimento das entidades sindicais filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) como representantes legítimas dos empregados da Caixa. Mattoso disse que já há uma iniciativa da empresa nesta direção, mas que o reconhecimento formal não dependia da Caixa e tampouco do governo.
Marcaram presença na entrega do documento a Mattoso as lideranças sindicais Vagner Freitas (presidente da CNB/CUT e coordenador da Executiva Nacional dos Bancários), José Carlos Alonso (presidente da Fenae), Plínio José Pavão de Carvalho (membro da CEE/Caixa e integrante do GT Saúde/Caixa), João Vaccari Neto (presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo), Jair Pedro Ferreira (secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Brasília) e José Wilson (presidente do Seeb/DF). Pela Caixa, além do presidente da empresa, participaram os vice-presidentes Paulo Bretas e Carlos Borges, os gerentes de negociação Luiz Octávio Cuiabano, João Alberto Moschkovich e Vânio dos Santos.

Banco do Brasil e demais bancos federais

Também em 5 de agosto, em Brasília, a CNB/CUT e a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil entregaram ao vice-presidente de Gestão de Pessoas do banco, Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza, documento para o BB endossar a mesa única com a Fenaban. Na ocasião, Luiz Oswaldo comprometeu-se a levar a reivindicação dos bancários ao Conselho Diretor do BB, ficando ainda de encaminhar o assunto ao governo.
O documento foi entregue ontem também ao BNB (Banco do Nordeste) e vai ser entregue ao Basa (Banco da Amazônia) na próxima semana.

Compartilhe: