Em reunião com as entidades associativas e sindicais, dia 26 de março, em Brasília, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reafirmou a intenção do governo de abrir o capital de subsidiárias do banco, plano que apresenta desde sua posse, em 7 de janeiro.

Pedro Guimarães já havia destacado a intenção de vender parte da Caixa durante seminário na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, em 15 de março.

Estratégia “Datamec” – Entre as declarações do presidente da Caixa durante a reunião com a representação dos empregados destaca-se seu plano de ampliação da rede, que prevê a abertura de 7 mil casas lotéricas. De acordo com o balanço do banco, o número atual é de 13 mil, o que totalizaria 20 mil lotéricas.

As loterias, uma das áreas que o presidente anunciou que planeja abrir o capital, receberiam, assim, um representativo investimento da empresa antes da venda de ações ao mercado.
Na mesma linha, o presidente anunciou que a vice-presidência de Produtos de Varejo (Vipov), em dois meses, estruturou um novo produto, o cartão de crédito consignado, e estimou um objetivo de venda de 20 milhões de unidades.

A Caixa vai na contramão do mercado ao investir em áreas que considera não estratégicas antes de vendê-las. O Bradesco, por exemplo, internalizou recentemente o processamento de cartões.
No final da década de 90 e início de 2000, houve um processo semelhante com a Datamec, empresa que pertencia à Caixa. A empresa recebeu investimentos em um plano de modernização e, em seguida, foi vendida à Unisys por cerca de R$ 80 milhões.

Contratação – A contratação de empregados, em especial os aprovados no concurso público de 2014, esteve na pauta das reuniões com a Contraf-CUT e a Fenae.
O presidente do banco afirmou que tem autorização do governo para contratar e que deve manter o número de 87 mil empregados. O número atual está em 84 mil. Informou também que haverá Programa de Desligamento Voluntário e que serão mantidos os critérios anteriores.

Apesar do presidente ter falado em 87 mil empregados, a portaria mais recente do controlador – Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) -, prevê limite de 90 mil empregados para o grupo Caixa.
PLR – Após questionamentos dos representantes dos trabalhadores, o banco informou que deve divulgar o balanço de 2018 na próxima sexta-feira (29) e o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será efetuado, como determina a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, até 31 de março.

Compartilhe: