Durante a apresentação do balanço da Caixa nesta terça-feira, 7 de fevereiro, o presidente do banco, Jorge Hereda, anunciou a abertura de 500 novas agências neste ano e, também, a contratação de 12 mil novos empregados para suprir a demanda das agências.

“Esperamos que não seja só mais uma promessa, pois estamos cada dia mais sobrecarregados, o que acarreta um número cada vez maior de adoecimentos e, consequentemente, de afastamentos. A qualidade do atendimento aos clientes também está extremamente prejudicada por conta da falta de trabalhadores”, comentou a diretora da APCEF/SP, Ivanilde Moreira de Miranda.

O presidente da Caixa também anunciou um lucro de R$ 5,2 bilhões em 2011, com crescimento de 37,7% em relação a 2010. Informou também que foram abertas 146 agências no último ano. O número total de empregados saltou de 83.185 para 85.633, ou seja, 2.448 novos postos de trabalho.

Pagamento da PLR
Com o anúncio do lucro da Caixa em 2011, os empregados aguardam, agora, a divulgação da data de pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Conforme o acordo específico assinado pelo banco e pelas entidades representativas dos empregados, o crédito deve ser efetuado até 31 de março. “Mas os representantes dos trabalhadores devem cobrar a antecipação do pagamento, já que o lucro do banco já foi divulgado”, comentou o diretor da APCEF/SP.

O diretor da APCEF também destacou a importância do pagamento do PLR Social, já que o lucro registrado pela Caixa foi menor que o dos demais bancos. “O lucro da Caixa fica abaixo dos outros grandes bancos em função do papel social que desempenha. O que não significa que os empregados trabalhem menos. A PLR Social é um instrumento que auxilia na correção desta distorção”, completou.

Compartilhe: