A pauta de reivindicações dos empregados da Caixa foi entregue à direção do banco no último dia 17, em Brasília, pelo Comando Nacional dos Bancários (foto).
Na ocasião, a representação nacional dos empregados solicitou uma reunião para tratar especificamente das pendências do acordo coletivo do ano passado. O encontro – que foi marcado para 26 de agosto, quarta-feira – debaterá, entre outros assuntos, a implantação do novo Plano de Cargos Comissionados (PCC), a promoção por merecimento no âmbito do Plano de Cargos e Salários (PCS) e o pagamento do auxílio-alimentação a todos os aposentados.
A direção da Caixa manifestou, no encontro, a intenção de concluir o processo de avaliação do Plano de Cargos e Salários (PCS) ainda este ano, com implantação dos critérios para a promoção por merecimento a partir de janeiro de 2010. A empresa também está atrasada em seu compromisso de apresentar uma proposta de novo PCC. Inicialmente, o prazo acertado terminava em 30 de junho, mas até agora só foram apresentados diagnósticos e premissas genéricas relativas ao tema.

• Balanço da Caixa
O resultado do balanço da Caixa – que teve aumento de 36,9% das receitas com operações de crédito e de 49,8% no saldo da carteira de habitação – foi citado pelo vice-presidente de Gestão de Pessoas da empresa, Édilo Ricardo Valadares, presente ao ato de entrega da minuta, como consequência do esforço que a instituição faz para cumprir seu papel de banco público.
“O que a direção da Caixa não pode se esquecer é que os resultados obtidos pelo banco são frutos do trabalho de cada um de seus empregados” – lembrou o diretor-presidente da APCEF/SP, Sérgio Takemoto. “Cabe à Caixa, agora, reconhecer esse empenho diário dos trabalhadores e oferecer condições dignas de trabalho, um PCC justo, segurança, isonomia e permitir a participação dos trabalhadores na gestão do banco” – completou.

Fonte: Augusto Coelho/Fenae

Compartilhe: