Os representantes dos trabalhadores entregarão a pauta de reivindicações dos trabalhadores do ramo financeiro à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no próximo dia 10, quinta-feira, à tarde. A intenção é que, também nesse dia, aconteça a primeira rodada de negociações da Campanha Salarial deste ano.
Os itens da pauta de reivindicações foram definidos durante a 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada de 27 a 30 de julho, na capital. Assim como ocorre desde 2003, a Campanha será unificada e envolverá trabalhadores de bancos públicos e privados.
Foi definido o seguinte índice de reajuste: reposição da inflação apurada entre 1º de setembro de 2005 e 31 de agosto de 2006 mais 7,05% de aumento real. Além dessa reivindicação, a categoria bancária lutará por uma maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR) – estipulada em 5% do lucro líquido linear, mais um valor fixo e outro variável, cujos patamares ainda serão definidos pelo Comando Nacional dos Bancários.
Outras prioridades dessa Campanha são a defesa do emprego, a ratificação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – que proíbe a demissão imotivada -, a ampliação do horário de atendimento bancário – com a criação de dois turnos de trabalho e mais contratações -, o respeito à jornada de seis horas, o fim do assédio moral e das metas abusivas, melhores condições de trabalho e a segurança bancária.
No caso da Caixa, durante o 22º Congresso Nacional dos Empregados (Conecef) – que fez parte da Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro -, foram definidos alguns itens prioritários para o debate com a direção da empresa.
São eles: todas as propostas debatidas nos diversos segmentos de empregados (engenheiros, técnicos, analistas, avaliadores de penhor, auditores, supervisores e tesoureiros de retaguarda, entre outros), isonomia entre todos os trabalhadores, retorno do pagamento do tíquete, do auxílio e da cesta-alimentação para os aposentados, plano de cargos e salários, democratização da direção da empresa com a volta do diretor-representante (Direp e Corep), promoção por merecimento (delta) e contratação de mais funcionários para as unidades.

Compartilhe: