A APCEF/SP está propondo, para 19 de janeiro, quarta-feira, a primeira atividade da campanha Nosso Trabalho Vale Muito. Neste dia, os bancários da Caixa não devem vender nenhum produto (seguro, capitalização, previdência…).
O objetivo desta campanha é mostrar à direção da Caixa o quanto é valioso o trabalho dos empregados e o quanto eles estão dispostos a lutar na busca de soluções para as pendências específicas da categoria.
Dentre diversos itens pendentes, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa) definiu três como prioritários: reintegração imediata de todos os demitidos pela RH 008, implantação do novo plano de benefícios da Funcef e reformulação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e Plano de Cargos Comissionados (PCC).

• Novo plano de benefícios da Funcef

O GT Funcef – grupo de trabalho formado por representantes indicados pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT), Caixa e Fundação – iniciou a elaboração do novo plano de benefícios em agosto de 2003.
Em 21 de novembro do mesmo ano, depois de meses de árduo trabalho do GT – que se reuniu inúmeras vezes para discutir, avaliar, adequar as mudanças ao novo plano -, a proposta elaborada foi entregue aos representantes da Funcef, Caixa e também da CNB/CUT.
No início de março de 2004, a Diretoria Executiva da Fundação aprovou as alterações. Passou-se, então, à fase mais difícil: a aprovação da Caixa e a implementação das mudanças.
Desde então, representantes dos trabalhadores cobram da direção da Caixa a implantação do novo plano.
Os representantes da Caixa e da Funcef, por sua vez, reuniram-se com diversos órgãos do governo a fim de apresentar o novo plano de benefícios. Aconteceram encontros com representantes do Departamento de Controle das Empresas Estatais (Dest) – do Ministério do Planejamento -, do Ministério da Fazenda… O novo regulamento de benefícios da Funcef precisa ser aprovado em todas estas instâncias, além da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), antes de entrar em vigor.
“O principal entrave da discussão é o custeio desse plano. Quando da implementação do REB, foram utilizadas premissas desatualizadas, o que levaria inevitavelmente a um déficit assumido pelos aposentados. Os representantes dos empregados não aceitam essa solução. O grande impasse é sobre quem vai pagar essa conta” – explicou o conselheiro eleito da Funcef e diretor-presidente da Fenae, José Carlos Alonso.
Em setembro, uma delegação de representantes de entidades sindicais e associativas, entre elas a APCEF/SP, esteve na Matriz da Caixa, em Brasília, para expor o quadro de ansiedade causado pelos sucessivos adiamentos na implantação do novo plano de benefícios da Funcef.
“Todos os empregados, tanto da ativa quanto aposentados, aguardam ansiosamente o fim desta novela com a implantação do novo plano, discutido e acertado com representantes da Caixa, Funcef e dos trabalhadores” – explicou a diretora-presidente da APCEF/SP, Fabiana Matheus. “Por isso, a CEE-Caixa elegeu este item como um dos prioritários na luta dos trabalhadores. Afinal de contas, faz mais de um ano que o novo plano foi elaborado. No dia 19, vamos participar e exigir a solução deste impasse” – completou.

*** Se você tem dúvidas sobre a atividade ou tiver problemas no dia da manifestação, entre em contato pelo telefone (11) 3017-8322, 3017-8324 ou e-mail: diretoria@apcefsp.org.br.

Compartilhe: